ESPORTE SEM ESPAÇO

Comunidade pede melhorias em campos de várzea no Bairro Santa Terezinha

Em audiência pública, PBH se comprometeu a levantar demandas e trabalhar pela revitalização de equipamentos esportivos

quinta-feira, 23 Fevereiro, 2017 - 18:30

Imagem: TV Câmara

Em audiência pública externa realizada pela Câmara de BH na quarta-feira (22/2), no Bairro Santa Terezinha, moradores da região cobraram do poder público a reconstrução de campos de futebol que existiam nas margens da Avenida Clóvis Salgado, até 2012. Os equipamentos esportivos foram suprimidos em janeiro daquele ano para dar lugar ao Circo de Solei, que apresentou temporada na cidade. A promessa era a de que após as apresentações a infraestrutura seria reconstruída, o que ocorreu apenas parcialmente: somente um dos três campos antes disponíveis foi entregue à comunidade. Representantes do Executivo se comprometeram, na reunião, a levantar em detalhes os compromissos firmados pela gestão anterior com os moradores do bairro, de modo a viabilizar o atendimento da demanda.

Requerida pelo vereador Professor Wendel Mesquita (PSB), a audiência pública foi promovida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. Na reunião, moradores do bairro criticaram a infraestrutura do campo entregue pela PBH, apontando a insuficiência das dimensões do equipamento, além de problemas no gradeamento e nos vestiários, que frequentemente são inundados pela chuva.

Arena de shows

Também foi criticado pelos moradores o fato de apenas um dos três campos ter sido reconstruído e de o restante da área ter sido transformada em arena para a realização de eventos e shows musicais. Para o vereador, a atual configuração não atende aos moradores, que se veem frustrados no direito de acesso ao esporte e ao lazer. “Nosso objetivo agora é cobrar do novo governo que seja construído pelo menos mais um campo de futebol e com estrutura adequada para os moradores. A área de eventos [arena de shows] não serve à comunidade”, avalia o parlamentar.

Representante da prefeitura na reunião, Ricardo Monteiro afirmou que a administração municipal estuda revitalizar o campo já instalado no local, bem como adaptá-lo para as dimensões oficias, requeridas para a participação em campeonatos. Ainda segundo Monteiro, a proposta de substituição da arena de shows por novos campos será submetida à apreciação do secretário de Esporte e Lazer de BH.

Membro da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, a vereadora Cida Falabella (Psol) afirmou que vai levar as demandas da comunidade para debate no colegiado. A parlamentar defendeu ainda o fortalecimento das políticas públicas para o esporte no município, especialmente em âmbito comunitário: “o esporte dialoga, com a cultura, com a educação, com o lazer e merece ganhar uma repercussão maior na cidade”, concluiu.