Grande Colar do Mérito Legislativo

Câmara homenageia lideranças que fizeram diferença na vida pública

Comenda é mais importante honraria concedida pelo Poder Legislativo Municipal

segunda-feira, 12 Dezembro, 2016 - 23:30

Foto: Eduardo Profeta/Câmara de BH

Destaques do campo do empreendedorismo, da gestão pública, da política e da cidadania, dezenas de personalidades e instituições foram agraciadas, na noite da última segunda-feira (12/12), com a maior honraria concedida pelo Parlamento Municipal, o Grande Colar do Mérito Legislativo. Em reconhecimento pela contribuição desses atores para o desenvolvimento de Belo Horizonte, centenas de convidados se reuniram no Minascentro, que sediou a 14ª edição do evento. A cerimônia foi realizada na data em que BH comemora 119 anos de fundação e foi acompanhada por autoridades municipais, estaduais e federais, tendo como orador e patrono o jornalista Emanuel Sousa Carneiro.

“Hoje nos reunimos para homenagear pessoas e entidades representativas para nossa cidade. Com a comenda buscamos realçar para a sociedade belo-horizontina bons exemplos e trajetórias meritórias", destacou o vereador Henrique Braga (PSDB), presidente em exercício do Legislativo Municipal (foto abaixo), que abriu a noite de homenagens.

Sobre o Grande Colar do Mérito Legislativo

Instituído em substituição à Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal, o Grande Colar é uma comenda entregue anualmente àquelas personalidades ou instituições que tenham se destacado na construção de uma cidade, de um estado ou de um país melhor.

Os homenageados são indicados pelos vereadores da Câmara e também pelo Conselho de Agraciamento, composto pelos membros da Mesa Diretora e pelo corregedor da Casa. Ao todo, 50 pessoas/entidades receberam a honraria neste ano, sendo 41 indicados pelos parlamentares e outros nove pelo Conselho de Agraciamento.

Confira aqui a lista completa dos homenageados na cerimônia.

Patrono

Representando os 50 agraciados, o orador e patrono da edição 2016 do evento, o jornalista Emanuel Sousa Carneiro (foto abaixo), agradeceu pela comenda e se disse honrado pelo reconhecimento do Legislativo Municipal.

Natural de Belo Horizonte, Carneiro construiu uma trajetória que se confunde com a história recente do rádio em Belo Horizonte. Atualmente no cargo de diretor-presidente da Rádio Itatiaia, ele iniciou sua atuação profissional como office-boy, aos 13 anos, quando passou a atuar na emissora fundada pelo irmão. Ao longo de seus 60 anos de profissão, Carneiro exerceu diversas funções na empresa, tendo trabalhado como operador de som, plantonista esportivo, repórter, redator, programador musical e diretor artístico. Hoje, divide seu tempo entre as funções de gestor e de apresentador de programas como o Turma do Bate-bola e o Grande Resenha Esportiva, tendo se tornado uma referência central do mercado das comunicações em Minas.

"Sou filho de Belo Horizonte. Sempre morei aqui e pude acompanhar de perto fatos bons e ruins que marcaram nossa história", destacou o jornalista em um discurso que tomou como mote o aniversário da cidade, data que convida à celebração, mas também à reflexão sobre os desafios enfrentados pelos munícipes.

Segundo Carneiro, BH convive hoje com desafios diversos, associados ao aumento da pobreza e da insegurança, além da queda nos investimentos, já que nas últimas décadas diversos bancos, empresas e fábricas teriam deixado o município.

No aniversário da Capital, em face desses e de outros desafios, Carneiro deixou, no entanto, uma mensagem de esperança. “Vivemos tempos de renovação na política. Tempos de mudança. Faço votos de que a nova administração [eleita em 2016] faça BH crescer, combatendo os problemas da cidade e dando à população as respostas que ela precisa”.