VISITAS TÉCNICAS

Comissão percorrerá Sofia Feldman e centros de saúde na Região Leste

Unidades básicas serão visitadas no dia 25/4, pela manhã; condições do Hospital serão verificadas à tarde

quarta-feira, 20 Abril, 2016 - 00:00
100% SUS, Hospital Sofia Feldman integra a rede municipal e é uma referência em parto humanizado (Foto: Portal PBH)

Por solicitação dos vereadores Professor Wendel (PSB) e Márcio Almeida (PSD), a Comissão de Saúde e Saneamento visitará, na manhã da próxima segunda-feira (25/4), os Centros de Saúde Alto Vera Cruz e Novo Horizonte, este último localizado no Bairro Taquaril, ambos na Regional Leste da capital.  À tarde, os vereadores percorrem as instalações do Hospital Sofia Feldman. A verificação das condições físicas, manutenção, conservação e o atendimento prestado nas unidades deverá ser acompanhada pelas respectivas gerências.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Saúde do Alto Vera Cruz atende a cada dia, entre as 7h e as 18h, 600 dos cerca de 14 mil moradores dos Bairros Alto Vera Cruz e Vera Cruz. Na unidade, serão verificadas as atuais condições das cinco equipes disponíveis do Programa Saúde da Família (PSF), que devem incluir médico generalista, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE), além das equipes de saúde mental, bucal e de apoio.

Já o C.S. Novo Horizonte, segundo os dados fornecidos, abrange uma população de 12 mil usuários residentes nos Bairros Taquaril e Castanheiras, dispondo de quatro equipes do PSF, que, somadas às de saúde mental, bucal e de apoio, também recebem aproximadamente 600 pessoas por dia.

Os vereadores darão início à atividade às 9h30, no C.S. Alto Vera Cruz, situado à Rua General Osório, n° 959, no Bairro Alto Vera Cruz, de onde seguem, às 11h, para o C.S. Novo Horizonte, que fica na Rua Pedro Alexandrino de Mendonça, n° 12, Bairro Taquaril.

Hospital e maternidade

Na mesma data, a partir das 14h, a Comissão de Saúde e Saneamento realizará visita técnica ao Hospital e Maternidade Sofia Feldman, que integra a rede pública do município, com a finalidade de conhecer as atuais condições estruturais do equipamento. Criada em 1982, a instituição filantrópica, que atende 100% através do SUS, conta hoje com aproximadamente 1.200 funcionários, entre equipe multiprofissional, administrativa e de serviços de apoio, assistindo a uma população superior a 400 mil pessoas dos Distritos Sanitários Norte e Nordeste, em Belo Horizonte.

Considerada a maior maternidade do país, a unidade realiza em média 1.014 partos ao mês, além de atendimentos neonatais, ginecológicos e cirúrgicos. O Hospital Sofia Feldman fica na Rua Antônio Bandeira, nº 1060, Bairro Tupi, na Região Norte de BH.