PARTICIPAÇÃO POPULAR

Comissão acolhe pareceres relativos a coleta seletiva

quinta-feira, 3 Março, 2016 - 00:00
Também obteve parecer favorável a utilização da energia solar em prédios públicos - Foto: POrtal PBH

Instalação de pontos de coleta seletiva nas regionais e ampliação da colocação de lixeiras nas vias urbanas que margeiam os córregos da capital foram sugestões de proposições dos projetos Câmara Mirim e Parlamento Jovem, que receberam parecer favorável da Comissão de Participação Popular, em reunião realizada nesta quinta-feira (3/3). As sugestões dos projetos, que visam despertar a conscientização política em jovens do ensino fundamental da rede pública, foram acolhidas com apresentação de Indicações ao chefe do Executivo.

De autoria de adolescentes do Câmara Mirim 2013, a Sugestão de Proposição 31/14 teve parecer pela aprovação, prevendo a elaboração de projeto de lei que disponha sobre a obrigatoriedade de instalação de pontos de coleta seletiva de lixo nas regionais de Belo Horizonte.

Propostas pelo Parlamento Jovem (PJ), receberam parecer favorável a Sugestão de Proposição 56/14, que propõe a instalação de pontos para descarte e coleta de óleo de cozinha de uso doméstico e industrial em locais estratégicos dos bairros de Belo Horizonte e em locais de comércio intenso de produtos do ramo alimentício (PJ 2013); a Sugestão de Proposição 62/14, que prevê a ampliação da colocação de lixeiras nas vias urbanas que margeiam os córregos da capital (PJ 2013); e a Sugestão de Proposição 65/14, que sugere a implementação de postos de coleta seletiva de materiais recicláveis nos bairros da cidade, na proporção da expansão do seu alcance, prevendo um aumento gradativo de 15% a cada ano (PJ 2013).

Outros pareceres aprovados

A comissão também aprovou parecer relativo à criação de centros de convivência de terceira idade, com oferta de diversos cursos voltados para temas culturais, tecnológicos e profissionalizantes, com professores jovens ou idosos capacitados, promovendo, assim, a convivência entre gerações, bem como a troca de experiências, conforme a Sugestão de Proposição 51/14, do PJ 2014.

Obteve, ainda, parecer favorável a Sugestão de Proposição 62/14, do PJ 2013, que sugere a instalação, em prédios públicos, de equipamentos para captação de energia solar a ser utilizada na iluminação pública para redução de gastos.

Segundo o vereador Lúcio Bocão (PP), por meio dos projetos Parlamento Jovem e Câmara Mirim, a cidade ganha outros instrumentos de participação, que podem ajudar os vereadores na elaboração de leis e no encaminhamento de indicações ao prefeito, visando melhorar a vida do cidadão. “Os projetos  incentivam os adolescentes a participarem da política, que precisa de grandes líderes. Assim, acho de grande valia essa participação, pois o futuro pertence a esses jovens, que podem, até mesmo, disputar as eleições como representantes da população”, comentou. Os projetos são uma iniciativa da Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, com a parceria da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Secretaria Municipal de Educação e do Centro Pedagógico da UFMG.

Também estiveram presentes os vereadores Pablo César Pablito (PSDB), Tarcísio Caixeta (PT), Veré da Farmácia (PSDC) e Reinaldo Sacolão (PMDB).

Veja o vídeo da reunião na íntegra.