Comissão visitará escolas no Barreiro para avaliar estrutura

Colegiado aprovou também nova data para audiência pública que discutirá Educação de Jovens e Adultos (EJA)

quinta-feira, 14 Maio, 2015 - 00:00
Comissão de Educação visitará escolas no Barreiro para avaliar estrutura. Foto: Mila Milowski/CMBH

Conservação dos prédios, condições estruturais e manutenção nas escolas públicas estão em pauta na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. Em reunião ordinária, na tarde desta quinta-feira (14/5), os parlamentares deliberaram pela realização de visita técnica às unidades de ensino da rede pública municipal, instaladas na região do Barreiro, para avaliar os espaços. O colegiado aprovou também a realização de audiência pública para discutir a participação de Belo Horizonte nas Olimpíadas de 2016 e definiu novas datas para debater a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o serviço de transporte escolar nos bairros Trevo e São José.

Solicitada pelo vereador Professor Wendel (PSB), a visita técnica irá às escolas Presidente Itamar Franco (Avenida Perimetral, 2911, Distrito Industrial Jatobá), Edith Pimenta da Veiga (Alameda Vargem Grande, 38, Castanheira) e CIAC Lucas Monteiro Machado (Rua Otaviano de Carvalho, 12, Vila Pinho). A atividade está prevista para o dia 10/6, das 9h30 às 12h30.

Audiências públicas

Previamente aprovadas pela comissão, três audiências públicas voltaram à pauta. A requerimento do vereador Tarcísio Caixeta (PT), o serviço de transporte escolar para alunos do ensino infantil e fundamental será tema de audiência no próximo dia 25/5, a partir das 9h, no Plenário Helvécio Arantes. Em especial, o parlamentar quer buscar soluções para os problemas enfrentados nos bairros Trevo e São José.

Por solicitação do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), a audiência pública que discutirá a abordagem de identidade de gênero nos planos municipal e estadual de educação será realizada em conjunto com a Comissão de Legislação e Justiça. O parlamentar afirma a importância de se incluir na discussão os aspectos legais e jurídicos do que chamou “Proposta de Ideologia de Gênero”. A audiência, já previamente aprovada, foi requerida pelo vereador Joel Moreira Filho (PTC) e está prevista também para o dia 25/5, às 9h, no Plenário Amynthas de Barros.

Na mesma semana, no dia 27/5, o colegiado irá debater a política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. Requerida pelo vereador Arnaldo Godoy (PT), a audiência será realizada em horário noturno, a partir das 19h, para facilitar o acesso da comunidade.

Solicitada por Heleno (PHS), nova audiência pública irá cobrar da Prefeitura informações detalhadas sobre a participação de Belo Horizonte nos Jogos Olímpicos de 2016. A reunião foi agendada para o dia 25/6, às 13h30, no Plenário Camil Caram.

Confira o resultado completo da reunião. Estiveram presentes os vereadores Professor Wendel (PSB), Pelé do Vôlei (PTdoB) e Gunda (PRP).

Veja o vídeo completo da reunião.