VISITAS TÉCNICAS

Comissão vai a dois centros de saúde e ao Hospital Odilon Behrens

Objetivo é que até o fim de 2016 todos hospitais municipais e 147 centros de saúde sejam avaliados

sexta-feira, 15 Maio, 2015 - 00:00
Hospital Odilon Behrens - Foto: PBH

O Hospital Odilon Behrens e os Centros de Saúde Marivanda Baleeiro, no Bairro Paulo VI, e Maria Goretti, em bairro de mesmo nome, vão receber os vereadores da Comissão de Saúde e Saneamento durante visitas técnicas nos dias 21 e 22 de maio. O objetivo da comissão é que até o final de 2016 todos os hospitais municipais e os 147 centros de saúde da capital tenham sua estrutura física e atendimento prestado ao usuário avaliados pela Câmara Municipal. Ao final desse prazo, será encaminhado um relatório à Secretaria Municipal de Saúde, contendo um diagnóstico dos serviços ofertados à população e os pontos a serem melhorados.

De acordo com o vereador Marcio Almeida (PRN), que subscreve as solicitações de visitas técnicas, juntamente com o vereador Veré da Farmácia (PTdoB), cerca de 80% dos problemas diagnosticados pela comissão na rede de atenção básica à saúde a partir de visitas técnicas realizadas nos anos de 2011 e 2012 a mais de 40 unidades de atendimento foram solucionados após encaminhamento do relatório das visitas à Prefeitura. Segundo Marcio Almeida, naquele período, o principal problema dizia respeito à falta de profissionais da área de saúde, como médicos e enfermeiros. Hoje, de acordo com o parlamentar, com a ampliação do número de servidores, as reclamações dos usuários e trabalhadores da área de saúde mudaram: “As principais reclamações, agora, dizem respeito à falta de condições de trabalho e a inadequações da estrutura física”.

Marcio Almeida destaca que os problemas relativos à estrutura física dos centros de saúde estão sendo enfrentados pela Prefeitura por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP), que preveem a construção de novas unidades básicas e a reforma ou a substituição de unidades que necessitam de melhorias. No entanto, ele salienta que essa não é uma questão que se resolva no curto prazo, dado o tempo necessário para a finalização das obras. “Sabemos que os desafios são muitos e acreditamos que as visitas técnicas da Comissão de Saúde vão, assim como ocorreu na legislatura passada, ajudar a Prefeitura a diagnosticar e a solucionar os problemas”, afirma o parlamentar.

Próximas visitas técnicas

De acordo com Marcio Almeida, o Hospital Odilon Behrens, que receberá a Comissão de Saúde e Saneamento no dia 21/5, às 13h, sofre com superlotação e problemas de gestão. As reclamações vêm tanto de usuários quanto de funcionários do sistema de saúde, destaca o parlamentar.

Já os Centros de Saúde, que receberão os vereadores no dia 20/5, a partir das 13h, são alvos de reclamações relativas à precariedade nas condições de trabalho. De acordo com Marcio Almeida, os usuários dessas unidades não relataram falta de médicos, no entanto, há queixas recorrentes relativas à ausência de material e à necessidade de melhoria das condições de trabalho. “Por isso priorizamos esses dois centros de saúde”, explica.