VISITAS TÉCNICAS

Vereadores vão às estações do Move verificar problemas

Próxima visita será nesta terça-feira (17/3), às 8h30, no São Gabriel e Pampulha

sexta-feira, 13 Março, 2015 - 00:00
Todos os parlamentares da Casa foram convidados pela Comissão de Transporte a participar da atividade  -  Foto: Portal PBH

Todos os parlamentares da Casa foram convidados pela Comissão de Transporte a participar da atividade - Foto: Portal PBH

Portas e painéis enguiçados, goteiras, falta de sinalização e acessibilidade para deficientes, insegurança e desinformação ao usuário nas estações de embarque e desembarque são algumas das reclamações e denúncias apresentadas pela imprensa e pela população de BH em relação ao sistema BRT/Move. Para verificar as condições dos equipamentos, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará visitas técnicas a estações nos dia 16/3, às 17h30, e no dia 17/3, às 8h30.

Acolhendo requerimento do vereador Pablito (PV), a comissão deliberou pela verificação in loco da situação das Estações Venda Nova e Vilarinho, na tarde de segunda (16), e das Estações São Gabriel e Pampulha na manhã de terça-feira (17). Com a finalidade de conferir o funcionamento do sistema e dos equipamentos em horários de alta afluência de pessoas e conversar com funcionários e usuários. Todos os parlamentares foram convidados a participar das visitas.

Desde sua implantação, há um ano, como uma das soluções para a mobilidade urbana na capital, o sistema de Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit - BRT), batizado de Move pela Prefeitura de BH, recebeu diversos elogios de especialistas em transporte e usuários. A maior agilidade e rapidez no deslocamento, feito em grande parte em pistas exclusivas, a maior capacidade o maior conforto dos veículos, o melhor monitoramento e prestação de informações sobre linhas e horários em painéis eletrônicos localizados em estações cobertas e seguras foram destacados também pela Prefeitura e pela BHTrans.

Ocorrências e reclamações

No entanto, no mesmo período já foram registradas diversas ocorrências de acidentes em estações ou nas vias da cidade envolvendo os ônibus do Move, além de queixas sobre a falta de segurança, o funcionamento inadequado e a depredação dos equipamentos, além de atrasos, superlotação de linhas e falta de informação ao usuário.

Segundo o requerente da visita, o objetivo é verificar in loco as condições e os problemas apontados, fundamentando a solicitação de respostas e soluções ao poder público, garantindo a integridade física e um serviço de melhor qualidade para a população de BH.

Superintendência de Comunicação Institucional