ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Câmara irá apurar situação dos reservatórios da Copasa

Central de Controle permite monitoramento remoto dos sistemas

quarta-feira, 10 Dezembro, 2014 - 00:00
Câmara visita Central de Controle de Sistemas da Copasa, que permite monitoramento remoto do abastecimento. Foto: Thomaz Cascão

Tema de debate no Legislativo nos últimos meses, a possibilidade de crise no abastecimento de água em Belo Horizonte tem preocupado os parlamentares. Em reunião com o presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), na tarde desta terça-feira (9/12), o presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Burguês de Castro (PTdoB), cobrou informações sobre a situação dos reservatórios de água que abastecem a capital e a região metropolitana. Durante o encontro foi acordado que, a partir da próxima semana, uma comissão formada por vereadores e representantes da Copasa, do Crea e da UFMG visitará as unidades de armazenamento e distribuição  de água.

Vídeo exibido pelo presidente da empresa de saneamento, Ricardo Simões, revelou que a capital mineira é abastecida por quatro sistemas principais: Rio Manso, Serra Azul, Morro Redondo e Ibirité. Diante dos questionamentos sobre a falta de água em determinados pontos da cidade, o gestor garantiu que, no momento, não há risco de racionamento e os reservatórios estão com pouco mais de 40% de sua capacidade total. Simões reconheceu, no entanto, que o nível está abaixo do esperado para essa época do ano, que seria de 60%. O gestor relacionou a redução de água à estiagem atípica, afirmando que o nível estaria, gradativamente, se recuperando. “A expectativa é de que o próximo período chuvoso reproduzirá o ciclo de 2012/2013, com um volume de 900 a 1000 mm, trazendo uma boa perspectiva para 2015” avaliou.

Para Ricardo Simões, a população tem se tornado mais consciente sobre o uso dos recursos hídricos, o que estaria contribuindo para uma sensível queda no consumo de água por residência, correspondente a 12 m³ por mês. De acordo com o gestor, esse é um valor histórico nos últimos cinco anos. O vereador Léo Burguês de Castro alertou para a importância das campanhas de conscientização, destacando os projetos educativos desenvolvidos pela Copasa e os projetos de lei de iniciativa parlamentar que tramitam na Câmara sobre o tema.

Monitoramento remoto

Em visita à Central de Controle de Sistemas da Copasa, o presidente da Câmara constatou que é feito um acompanhamento remoto dos sistemas, em tempo real. A equipe técnica da empresa monitora cada um dos sistemas de captação e armazenamento, podendo abrir e fechar as compotas quando necessário, facilitando o controle do fornecimento de água.