ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Em pauta, campanha educativa para descarte de lixo

Também aprovado pedido de informações sobre obras de escola

quarta-feira, 8 Outubro, 2014 - 00:00
Em pauta, campanha educativa para descarte de lixo

Criação de campanha permanente para a colocação do lixo em local apropriado. O tema foi tratado no projeto de lei 715/13, em 2º turno, de autoria de Juninho Los Hermanos (PROS), com parecer favorável à emenda substitutiva nº 1 aprovado em reunião da Comissão de Administração Pública nesta quarta-feira (8/10). Pela emenda, a Prefeitura terá de fixar adesivo constando a frase “Cidade limpa, eu apoio” nas lixeiras das ruas, nos caminhões, maquinários, equipamentos e uniformes dos funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), na parte interna de ônibus e micro-ônibus de Belo Horizonte e, também, nos quadros de avisos das repartições públicas municipais.

Para o relator do projeto, Juninho Paim (PT), “a questão do lixo está nos preocupando muito. As pessoas têm que ter consciência sobre a destinação correta do lixo, para que o meio ambiente seja protegido”.

Escola

Também foi aprovado o requerimento de Juliano Lopes (SD), que pediu informações às secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Informação e de Obras e Infraestrutura sobre a obra de construção da Escola Municipal Presidente Itamar Franco (localizada na Vila Santa Rita, região do Barreiro). Dentre as solicitações, estão informações sobre empresa responsável, cópia do contrato e aditivos, relatórios e extratos de prestação de contas dos valores gastos e existência de ocorrências apreciadas pelos órgãos de controle e fiscalização, como o Ministério Público.

Segundo Lopes, a escola iniciou suas atividades em fevereiro de 2013 e, a pedido da comunidade, o parlamentar visitou a instituição em setembro deste ano, quando verificou que ela está em péssimas condições, com problemas como rachaduras e interdição da biblioteca e auditório por questões estruturais, com risco de desabamento de teto. Ainda de acordo com ele, o poder público deve dar uma garantia de conservação de cinco anos após a data de entrega da obra.

Assista aqui à reunião na íntegra.