CÂMARA ITINERANTE

Desafetação de área pública no Barreiro será debatida com comunidade

Imóvel a ser permutado era destinado ao prolongamento de uma rua no Bairro Átila de Paiva

sexta-feira, 13 Junho, 2014 - 00:00
Imóvel a ser permutado era destinado ao prolongamento de rua no Bairro Átila de Paiva | Imagem: Google Maps

Apresentado pelo Executivo no último dia 26 de março, o PL 1053/14 determina a desafetação de trecho não implantado da Rua Florinda Rosalina Oliveira, que prolongaria a via até a Av. Afonso Vaz de Melo, no Barreiro de Baixo. A proposição visa preencher requisito essencial de obter autorização legislativa para a desafetação e posterior permuta de área, que repercute no parcelamento do sistema viário. O valor do terreno,de acordo com o texto, é de R$ 712.632,00, a ser corrigido por ocasião da permuta.

Conforme a justificativa do projeto, parecer da BHTrans apontou que a implantação do trecho mencionado não se justifica, tendo em vista que o acesso à Av. Afonso Vaz de Melo já é feito pela Rua Marcelo Bernucci Sidney e outras vias paralelas, permitindo um aproveitamento que atenda melhor aosinteresses da população. Com pareceres favoráveis das comissões de Legislação e Justiça, Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário e Orçamento e Finanças, a matéria aguarda votação no plenário em 1º turno.

Impacto sobre igreja

De acordo com os requerentes da audiência, vereadores Juliano Lopes (SDD), Elvis Côrtes (SDD) e Marcelo Álvaro Antônio (PRP), a audiência tem a finalidade de reunir Prefeitura e moradores para avaliar os possíveis impactos da medida para a comunidade e para a Igreja Nossa Senhora das Graças, cujo terreno ocupa parte da área. Para incentivar a participação dos afetados, o debate será realizado em período noturno no salão da referida Igreja, localizada à Rua Marcelo Bernucci Sidney, 330, bairro Átila de Paiva, junto ao terreno mencionado no projeto.

Comunidade e poder público

Para ouvir e esclarecer dúvidas de moradores e vizinhos da Rua Florinda Rosalina Oliveira e outras vias do entorno, os vereadores convidaram os titulares das secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Informação, Thiago Alexsander Costa Greco, e de Administração Regional Municipal Barreiro, Wanderley Araújo Porto Filho, além do diretor-presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Ramon Victor César.