CÂMARA ITINERANTE

Centros de saúde São José, Dom Bosco e Glória são vistoriados

Novo prédio que irá abrigar o Centro de Saúde São José deve ficar pronto até o final do ano

terça-feira, 10 Junho, 2014 - 00:00
Visita Técnica Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde vistoriou nesta terça-feira (9/10) os centros de saúde Glória, Dom Bosco e São José, na região Noroeste da capital. A visita técnica faz parte do programa Câmara Itinerante e tem o objetivo de permitir que os vereadores verifiquem in locoas condições estruturais e a qualidade do atendimento oferecido aos usuários das unidades básicas de saúde. Após o término da série de visitas técnicas, que contemplará as nove regiões administrativas da capital, a Comissão de Saúde e Saneamento irá produzir um relatório com os pontos positivos e negativos da rede de atenção básica do SUS na cidade. O diagnóstico dos serviços oferecidos aos belo-horizontinos deverá servir para aprimorar o atendimento de saúde na capital.

No Centro de Saúde Dom Bosco, os parlamentares encontraram quatro equipes completas do Programa Saúde da Família (PSF) em atividade, além de quinze das dezesseis vagas de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) preenchidas. A unidade atende 400 usuários por dia e conta com 16 mil pessoas cadastradas. O prédio que abriga o Centro de Saúde foi inaugurado em 2005 como uma das obras eleitas pela população no Orçamento Participativo (OP). Conforme pôde constatar o vereador Juninho Los Hermanos (PROS), apesar de ser uma edificação recente, ela não atende às necessidades dos usuários e já existe um projeto para a ampliação desta unidade básica de saúde.

Também no Centro de Saúde Glória os parlamentares constataram que o espaço físico não se presta ao atendimento adequado da população. As salas e consultórios médicos da unidade não contemplam as necessidades laborais dos funcionários. A expectativa é que o prédio que abriga o Centro de Saúde, construído por meio do OP há cerca de dez anos, seja demolido e dê lugar a uma nova unidade que será construída sob o regime de Parcerias Público-Privada (PPP).

A unidade, localizada à Rua Eneida, 955, conta com sete equipes do PSF, sendo que três delas estão sem médico desde o dia 31 de maio. Falta também um clínico generalista na equipe de apoio. A equipe de 105 funcionários do Centro de Saúde tem que dar conta de atender uma média de 800 pessoas diariamente. Ao todo são cerca de 25 mil usuários cadastrados.

No Centro de Saúde São José também há problemas com a estrutura física. A construção, que foi inaugurada em 1997, já não atende à demanda dos usuários. Ao todo há 16 mil cadastrados na unidade, que presta uma média de 400 atendimentos por dia de funcionamento. Das cinco equipes do PSF que atuam no Centro de Saúde, duas estão sem médico. Em uma delas a profissional se encontra de licença-maternidade e não houve quem a substituísse; na outra, a vaga não está preenchida.

Conforme constatou o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, Bim da Ambulância (PTN), a estrutura física onde atualmente funciona o Centro de Saúde São José passará a funcionar como anexo da nova edificação, que está em fase final de construção e deve ser inaugurada até o final desse ano.

O vereador Juninho Los Hermanos (PROS) protocolou nesta terça-feira (10/6) requerimentos para que os centros de saúde dos bairros Pindorama, Califórnia e Jardim Filadélfia também possam receber a visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento. O requerimento relativo à unidade situada no Bairro Califórnia, à Avenida das Castanholas, 277, já foi aprovado na tarde desta terça-feira (10/6) pela Comissão de Saúde e Saneamento. A data da visita técnica será definida posteriormente.