Comissão vai discutir combate à depressão pós-parto
PL em tramitação estimula prevenção e tratamento da doença
Comissão vai discutir combate à depressão pós-parto - Foto: Pixabay/Domínio Público
A atenção à saúde da mulher e da gestante será tema de audiência pública na próxima terça-feira (29/4), às 13h50, no plenário Helvécio Arantes. Promovida pela Comissão de Saúde e Saneamento e requerida pelo vereador Joel Moreira Filho (PTC), a reunião vai debater o projeto de lei 1.027/14, do mesmo autor, que propõe criar, na rede pública, a Política de Diagnóstico e Tratamento de Depressão Pós-Parto.
Nos termos do projeto de lei, classifica-se como depressão pós-parto os quadros depressivos que se iniciam até seis meses depois do nascimento do bebê. Com a criação do Programa, o diagnóstico seria feito durante o pré-natal, nos centros de saúde municipais. Caso a doença seja constatada, a gestante deverá ser encaminhada para atendimento psicológico gratuito.
De acordo com o PL, também são objetivos do Programa estimular a pesquisa e a prevenção, além de conscientizar gestantes e pessoas que atuam nos centros de saúde quanto aos sintomas e à gravidade da doença.
Segundo Joel Moreira Filho, o objetivo da reunião é ouvir representantes do Executivo e da sociedade civil no intuito de colher sugestões que possam qualificar o projeto e ampliar seu potencial para beneficiar as usuárias do sistema de saúde da capital.
Foram convidados para a audiência, entre outros, representantes das secretarias municipais de Saúde e de Governo, do Conselho Regional de Psicologia e do Sindicato dos Psicólogos de Minas Gerais.
Superintendência de Comunicação Institucional