AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Centro Administrativo da PBH na Lagoinha será discutido em dois encontros

Três comissões realizam reuniões dia 4/10, às 9h30 e às 19h

quarta-feira, 2 Outubro, 2013 - 00:00

A proposta de construção de um centro administrativo do Executivo Municipal no Bairro Lagoinha, na Região Noroeste, será debatida em duas audiências públicas na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na próxima sexta-feira (4/10). Às 9h30, no plenário Amynthas de Barros, o assunto estará em pauta na Comissão de Administração Pública, a requerimento do vereador Wellington Magalhães (PTN), 1º vice-presidente da Casa. Às 19h, outras duas comissões se reúnem para discutir a proposta: Direitos Humanos e Defesa do Consumidor junto com Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. Este encontro será na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Lagoinha, a pedido dos vereadores Adriano Ventura (PT), Arnaldo Godoy (PT) e Pedro Patrus (PT).

A intenção da Prefeitura de concentrar num único local secretarias, empresas e autarquias tem dividido opiniões de vereadores que se pronunciaram sobre o assunto em plenário (dias 2/10 e 1º/10). A base do governo defende que a proposta prevê a revitalização de todo conjunto urbanístico e arquitetônico da Lagoinha e seu entorno, além da economia estimada de R$ 50 milhões anuais. Já a oposição contesta a implantação do centro administrativo naquela região, apontando os impactos na qualidade de vida da população local, as desapropriações de moradores e comerciantes, além das complicações para o trânsito.

Em nota, o Executivo informou que a área necessária para a construção do centro administrativo não está definida e que os lotes a serem possivelmente desapropriados serão definidos a partir de estudo preliminar, sujeito a modificações. Segundo a Prefeitura, ainda neste ano, será enviado à Câmara Municipal projeto de lei submetendo a criação do centro administrativo na Lagoinha à aprovação dos vereadores.