Inclusão do xadrez no currículo escolar é rejeitada por Comissão

Vereadores reconhecem importância do projeto, mas ponderam que pesa na grade curricular

quarta-feira, 24 Outubro, 2012 - 00:00
Vereadores reconhecem importância do projeto, mas ponderam que pesa na grade curricular

Nesta quarta-feira (24/10), a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Desporto, Lazer e Turismo emitiu parecer pela rejeição ao Projeto de Lei 2277/12, de autoria do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV). O PL propõe a criação do programa Xadrez na Escola, na rede municipal de ensino.

Segundo Sérgio Fernando, o objetivo da proposição é contribuir para a formação intelectual dos estudantes, uma vez que o xadrez estimula o aprendizado e fomenta o desenvolvimento do raciocínio lógico, da memória, da disciplina e da concentração. De acordo com a proposta, o programa seria executado pela Secretaria Municipal de Educação e implantado, progressivamente, da 1ª à 4ª série do ensino fundamental.

O vereador Heleno (PHS), vice-presidente da comissão e relator do projeto, reconheceu o mérito da proposta, mas se manifestou contrário à sua aprovação. Segundo ele, iniciativas do gênero têm valor, mas podem trazer prejuízos para o cotidiano escolar por ampliar excessivamente a quantidade de atividades incluídas na grade regular. Alberto Rodrigues (PV), presidente da comissão, também rejeitou o Projeto de Lei, apresentando o mesmo argumento.

O projeto ainda vai tramitar nas comissões de Administração Pública e Orçamento e Finanças, seguindo depois para o Plenário.