SOLIDARIEDADE

Doação de órgãos é tema do Câmara Entrevista desta sexta (18/10)

Programa da TV Câmara vai ai ar às 18h, no Canal 11 (Net)

quarta-feira, 17 Outubro, 2012 - 00:00
Câmara Entrevista discute doação de órgãos

Vai ao ar nesta sexta-feira (19/10), às 18h, no canal 11 (Net), o Câmara Entrevista sobre a importância da doação de órgãos. O ato de doar um órgão é uma das mais belas formas de solidariedade, entretanto o assunto exige esclarecimento e inciativas que visem à promoção dessa prática. Para discutir o tema foram convidados o diretor do MG Transplantes, Charles Simão Filho, um transplantados renal e o vereador Paulinho Motorista (PSL), autor de uma proposta que incentiva a doação voluntária.

Em Minas Gerais, segundo o MG Transplantes, 25 mil pessoas foram transplantadas nos últimos 20 anos. Entretanto, a fila de espera ainda é grande e pelo menos 2.500 pessoas aguardam por doação no Estado. Neste ano, entre janeiro de julho foram realizados 1.415 transplantes. Apesar dos números estarem aumentando ao longo dos anos, ainda são necessárias ações que promovam e incentivem a doação de órgãos e sangue.

Na Câmara Municipal de Belo Horizonte tramitam projetos que propõem a  isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos municipais, a meia-entrada em locais públicos de cultura, esporte e lazer, além da inserção no calendário dos dias municipais dos doadores voluntários de sangue e medula óssea como forma de estimular os belo-horizontinos a praticar doações.

O Câmara Entrevista tem reprises na segunda e na quarta-feira às 6h30 e 18h, na sexta às 6h30, no sábado às 7h30 e no domingo às 17h.