PARTICIPAÇÃO POPULAR

Vereadores mirins querem mais guardas municipais nas escolas

Parlamentares mirins estão preocupados com a saúde no município e com a segurança nas escolas

sexta-feira, 9 Março, 2012 - 00:00

A Comissão de Participação Popular aprovou seis sugestões enviadas pelo projeto Câmara Mirim em reunião realizada nesta sexta-feira (9/3), no plenário Helvécio Arantes. Presença maior da Guarda Municipal nas escolas e número mínimo de médicos nos postos de saúde e unidades de pronto atendimento estão entre as sugestões dos vereadores mirins.

Duas das sugestões da Câmara Mirim enviadas à Comissão de Participação Popular referem-se à questão da segurança nas escolas municipais. Uma sugere a realização de audiência pública para discutir a situação da segurança nas escolas. A outra vai além e solicita o aumento do contingente de Guardas Municipais nas escolas da rede municipal de ensino.

A vereadora Priscila Teixeira (PTB) frisou que ninguém melhor que as crianças que frequentam a escola diariamente para falar dos problemas que lá são enfrentados. “Os alunos é que sofrem com a falta de segurança, por isso a Comissão aprovou a sugestão e vai encaminhá-la à Prefeitura para que o Executivo tome conhecimento e, se possível, tome as devidas providências”, disse Pricila.

Outra sugestão aprovada foi o pedido para que se estabeleça um número mínimo de médicos em cada posto de saúde e unidade de pronto atendimento do município. O vereador João Oscar (PRP) considerou "impressionante" a preocupação das crianças (vereadores mirins) com a saúde. “Quem vive o problema, quem está sempre vendo a falta de médicos e o mau atendimento nos postos são eles. Me espanta, positivamente,  vê-los assim atentos e participativos nessas questões” , elogiou o parlamentar.

Outras quatro sugestões foram acolhidas na Comissão:

• instalação de rampas , banheiros adaptados e elevadores para alunos com deficiência, que não têm acesso ao andar superior do 3º ciclo da Escola Municipal Prefeito Amynthas de Barros;
  • construção de estacionamento fechado ao lado da Escola Municipal Prefeito Amynthas de Barros, para funcionários e professores;
  • implantação urgente de placas de sinalização e semáforo no cruzamento das ruas San Salvador e Havana, no Conjunto Estrela D’alva, bairro Havaí;
  • instituição do Dia Municipal Antipoluição.