Lei autoriza o credenciamento de agentes ambientais voluntários

Interessados vão auxiliar a prefeitura na educação ambiental

quinta-feira, 29 Setembro, 2011 - 00:00
Agentes voluntários poderão contribuir com ações de educação ambiental como caminhadas ecológicas

As ações desenvolvidas em Belo Horizonte para preservação dos recursos naturais da cidade contarão com o reforço de agentes ambientais voluntários. A Lei 10.276/11, publicada no Diário Oficial do Município do dia 27 de setembro, autoriza a Prefeitura a credenciar pessoas interessadas em participar de projetos de conscientização e educação ambiental. A lei é originária do Projeto de Lei 1179/11, do vereador Reinaldo “Preto Sacolão” (PMDB).

De acordo com o texto, podem se tornar agentes ambientais voluntários pessoas acima de 18 anos que tenham conhecimentos sobre a área e que possam contribuir com as ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A idéia, segundo o autor da proposição, é estimular o maior numero possível de pessoas a aderirem a causas ambientais e disseminar nas comunidades informações sobre práticas que minimizem os danos ao meio ambiente.

“Os agentes são multiplicadores, parceiros do poder público, pois repassam conhecimento e contribuem  para a conscientização da população”, afirma o vereador.

A prefeitura tem 120 dias para regulamentar a lei.