Escola do Legislativo

Escola do Legislativo atende mais de três mil pessoas no semestre

A Escola do Legislativo da CMBH fecha o primeiro semestre do ano com grande número de atividades realizadas. Mais de 3400 pessoas, entre servidores da Câmara e cidadãos interessados em conhecer de perto os processos legislativos, participaram das ações desenvolvidas. Na área de Educação para a Cidadania, os projetos Câmara Mirim e Parlamento Jovem se destacam por estimular o aprendizado de crianças e adolescentes com a simulação do processo legislativo.

segunda-feira, 4 Julho, 2011 - 21:00
Escola do Legislativo fecha o semestre com mais de 3400 pessoas atendidas

De acordo com o gerente da Escola do Legislativo, Marcos Mudadu, as ações desenvolvidas na Escola do Legislativo são fundamentais para a aproximação do cidadão com a Câmara, além de criar um ambiente de trabalho agradável para os funcionários. “Estamos investindo em programas de capacitação interna, com palestras e cursos presenciais e à distância. O grande número de participantes mostra a importância dessas atividades para os servidores”, afirma.

O setor realiza atividades divididas em três áreas: Capacitação Interna, com palestras e cursos voltados para os servidores; Educação para Cidadania, com objetivo de desenvolver no cidadão maior proximidade com os processos legislativos; e Integração e Cultura, que realiza atividades culturais, esportivas e lúdicas, valorizando o trabalho do servidor.

Cidadania

Entre as atividades de maior destaque na área de Educação para Cidadania está a Câmara Mirim. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e conta com a participação de 41 alunos de escolas públicas, que atuam como vereadores mirins, aprendendo em sessões mensais sobre o Poder Legislativo.

Entre as atividades realizadas estão visitas e palestras nas escolas em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, treinamento de mesários e simulação de reuniões plenárias. Em sua 4ª legislatura, a Câmara Mirim contou, neste ano, com 1.646 participantes.

Também merece destaque a atuação do Parlamento Jovem BH, que tem o objetivo de promover, entre os estudantes de escolas públicas e particulares do ensino médio, formação política, por meio de palestras, debates e cursos. Ao fim das atividades, são elaboradas propostas ao Poder Legislativo Municipal.  O tema deste ano é Drogas: Como Prevenir, e contou com a participação de 100 alunos.

Para Marcos Mudadu, as duas atividades ampliam a cidadania entre os jovens. “Os participantes saem transformados, com maior entendimento das atividades parlamentares. Com certeza serão melhores cidadãos e eleitores”, ressalta.

Público interno

Nos seis primeiros meses do ano, 500 servidores participaram de cursos e palestras com o objetivo de desenvolver suas habilidades. Entre os cursos disponibilizados estão cursos de informática e introdução ao Processo Legislativo, além de cursos específicos para cargos da Casa.

Já a área de Integração e Cultura realizou, ao longo do ano, diversas atividades, que contaram com a presença de 495 pessoas, entre palestras para os servidores, programas culturais e apresentações artísticas

Superintendência de Comunicação Institucional