Prefeitura lança novo selo turístico de Belo Horizonte

segunda-feira, 18 Outubro, 2010 - 22:00

Prefeitura lança novo selo turístico de Belo HorizonteApresentada pela Belotur na tarde desta segunda-feira, 18 de outubro, no Auditório Juscelino Kubitscheck da Prefeitura Municipal, o novo selo turístico de Belo Horizonte pretende projetar imagem “leve, vibrante e moderna” da capital mineira. Para o prefeito Márcio Lacerda, “a nova identidade visual é um passo adiante na fixação da nossa autoestima e identidade”.

O diretor-presidente da Belotur, Júlio Pires, afirmou que o turismo em Belo Horizonte vive um momento “extremamente auspicioso” em decorrência dos desafios e oportunidades que surgem com a realização de eventos do porte da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, que mobilizam fortemente o setor. Para ele, “a nova marca será uma arma poderosa para posicionar BH como destino turístico não só de negócios, mas também de arte, cultura e lazer”.

O representante do Ministério do Turismo, José Francisco Sales Lopes, elogiou a iniciativa: “A logomarca é um ícone que ajuda a consolidar Belo Horizonte como cidade turística”, afirmou. Segundo Lopes, pesquisas recentes sobre o turismo doméstico no país, equivalente a 85% de todo o movimento de turismo, apontaram a capital mineira como o quarto destino mais procurado pelos viajantes.

Internacionalização da cidade

O novo selo turístico foi apresentado pelo assessor de comunicação social do município, Régis Souto, que também apresentou vídeo sobre as atrações turísticas da cidade, no qual a imagem já é utilizada. O material será veiculado e distribuído aos participantes do encontro da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), que ocorre este mês no Rio de Janeiro.

Souto destacou a importância dessa nova estratégia rumo ao processo de internacionalização da cidade: “Mais importante que a marca é o produto”, afirmou. “Temos de mostrar ao Brasil e ao mundo a nossa bela cidade e sua capacidade de criar cultura e conhecimento”.

Leveza

De acordo com a apresentação, a logomarca representa as linhas da Igrejinha de São Francisco, na Pampulha, ícone do turismo e um dos pontos mais visitados da capital, lembrando também a Serra do Curral, marca da paisagem da cidade. Para o prefeito Márcio Lacerda, os traços remetem também aos movimentos e à leveza da dança, uma das artes que projetam a cidade na cena artística.

O triângulo vermelho representa a bandeira de Minas e também lembra um coração, revelando uma cidade que pulsa. Juntamente com o verde, o azul e o amarelo, formam as quatro cores do brasão da Prefeitura. As linhas leves e as cores vivas conferem modernidade à marca e combinam perfeitamente com a marca “Brasil Sensacional”, criada pela Embratur.

Segundo Régis Souto, a nova marca pode e deve ser adotada pelo trade turístico, público e privado, para que a cidade fortifique e consolide uma marca única, tendência nas maiores cidades turísticas do mundo. O selo poderá ser utilizada em material publicitário, promocional, sinalização pública ou privada, sites, banners, meio digital, produtos turísticos ligados à operadores, agências, entre outros. O manual de aplicação da marca, assim como os arquivos em alta definição, estão disponíveis nos sites da PBH e da Belotur.

Assista o vídeo do Prefeito falando do lançamento do selo

Responsável pela Informação:Superintendência de Comunicação Institucional.