Comissão apura denúncia de assédio moral
{mosimage}
{mosimage}
A vereadora sugeriu que as partes conversem e busquem contornar os problemas sem a necessidade de levar a questão a instâncias judiciais. “O que todos queremos é construir a paz e a transparência, pelo bem de todos e de nosso ambiente de trabalho”, afirmou.
As vereadoras e os parlamentares Cabo Júlio (PMDB) e Paulinho Motorista (PSL), que também participaram da audiência, foram enfáticos ao destacar a necessidade da apresentação de descrições exatas, concretas e detalhadas para que se configurasse a prática denunciada.
Scarpelli destacou a importância de se distinguir o assédio moral do comportamento enérgico, muitas vezes impopular, de um chefe “chato” e exigente. “As acusações [apresentadas] são muito graves, pois assédio moral é crime. É preciso haver fundamentos para configurá-lo”, destacou Pricila Teixeira. Cabo Júlio sugeriu a abertura de uma sindicância para se apurar os fatos.
Sindicância
Se comprovada a fundamentação, o procedimento dará origem a um processo administrativo, que pode resultar até mesmo na demissão da servidora denunciada caso os fatos se comprovem. Por outro lado, se não puderem comprová-los, os denunciantes podem ser alvo de ação por acusação caluniosa e difamação.
O procurador informou que a presidente da Casa, vereadora Luzia Ferreira (PPS), manifestou preocupação com o fato e solicitou que seja devidamente apurado.
Pricila Teixeira pediu aos funcionários que não se intimidassem e denunciassem qualquer fato que tenham sofrido ou presenciado por parte da servidora acusada e disse que a Comissão garante que eles não sofrerão retaliações.
A Comissão ainda decidiu que não será preciso afastar os funcionários envolvidos na denúncia de seus cargos durante eventual apuração, já que no entender dos vereadores e da diretoria da casa há certeza de que as investigações não serão prejudicadas.
Versões
A gerência da Ipiranga e a Diretoria de Administração e Finanças da CMBH informaram que não receberam nenhuma reclamação formal por parte dos funcionários da empresa.
Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.