RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CMBH recebe cônsul da Itália

terça-feira, 10 Agosto, 2010 - 21:00

Cônsul da Itália visita Câmara Municipal de Belo HorizonteA visita da nova cônsul italiana em Belo Horizonte, Maria Pia Calisti, à presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Luzia Ferreira (PPS), no dia 9 de agosto de 2010, representou não só os fortes laços que unem a capital mineira à Itália, mas também a força das conquistas das mulheres nos últimos 20 anos. De um lado, a primeira mulher a assumir a presidência do Legislativo Municipal e primeira prefeita de Belo Horizonte; do outro, a primeira mulher a dirigir o consulado da Itália em Belo Horizonte, que funciona desde 1902.

Durante a visita, Calisti e Ferreira discutiram vários assuntos, dentre eles as preparações para a celebração dos 150 anos da unificação da Itália, que se completam em 2011. Segundo Calisti o consulado está se preparando para organizar uma série de eventos comemorativos, reunindo a comunidade italiana radicada na cidade, empresários italianos e cidadãos belo-horizontinos.

Aproveitando a oportunidade da visita para contar à cônsul italiana um pouco da história de Belo Horizonte, Luzia explicou a grande participação dos italianos no processo de construção da cidade. A vereadora presenteou Calisti com uma reprodução de parte do painel “Belo Horizonte: do século XVIII ao século XXI”, de Yara Tupynambá, instalado no plenário Amynthas de Barros e inaugurado no dia 21 de julho.

Responsável pela informação: Superintendência de Comunicação Institucional