PARTICIPAÇÃO POPULAR

Comissão apoia Política Municipal de Bibliotecas

Comissão apoia Política Municipal de Bibliotecas A Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal de Belo Horizonte recebeu solicitação da Associação dos Analistas de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (APTA) para que examine a proposta de estabelecimento de uma Política Municipal de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação.

quinta-feira, 15 Abril, 2010 - 21:00

A entidade pede também a criação do Sistema de Bibliotecas Escolares e de Formação de Leitores do Município de Belo Horizonte. A análise será feita a partir de minuta de projeto de lei elaborada pela APTA.

Para defender a proposta perante a Comissão, foi convidada a analista de Políticas Públicas Juliana Alves Moreira. A servidora afirma que um dos grandes objetivos da iniciativa é atender a comunidade e que o atendimento nas bibliotecas é diferenciado quando realizado por profissionais da área. Ela apontou problema de falta de recursos para deslocamento dos bibliotecários (as).

“A gente entende que é muito importante formalizar como o sistema irá funcionar.” Essa sistematização, de acordo com Juliana, não existe nem no Município e tão pouco no estado. A servidora se diz bastante confiante quanto à continuidade da discussão da proposta na Câmara.

Trabalho conjunto

Paulo Sérgio ´Paulinho Motorista´ (PSL), presidente da Comissão, garantiu que os vereadores do grupo irão se empenhar ao máximo para atender à proposta da APTA. O vereador Arnaldo Godoy (PT), por sua vez, sugeriu que o trabalho seja feito de forma conjunta com a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo.

O vereador João da Locadora (PT), designado como relator da matéria na Câmara, considera legítima a solicitação, mas adverte quanto aos possíveis impactos da implantação do sistema no Município. Esclareceu, ainda, que esse tipo de iniciativa deve partir do Executivo. O parlamentar pretende convocar uma audiência pública para discutir o tema na Casa.

Também estiveram presentes na reunião os vereadores Reinaldo ‘Preto do Sacolão’ (PMDB) e Pricila Teixeira (PTB).

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).