FEIRA DE ARTESANATO
Layout da Feira

terça-feira, 13 Outubro, 2009 - 21:00


O anúncio foi feito pelo gerente de Regulação Urbana da Regional Centro-Sul, William Nogueira, durante audiência pública realizada no Plenário Amynthas de Barros da Câmara Municipal de Belo Horizonte na manhã de quarta-feira, dia 14.
A audiência foi solicitada pelos vereadores Hugo Thomé (PMN) e Léo Burguês de Castro (PSDB) para discutir, além do novo layout da Feira, a proposta de licitação anunciada pela Prefeitura e a abertura da Feira na segunda e terça-feira de carnaval, apresentada pelo vereador Léo Burguês de Castro.
“Estamos discutindo a revitalização da feira, há mais de quatro anos e agora parece que finalmente chegamos a um consenso entre Prefeitura, expositores e Câmara Municipal quanto ao novo layout da Feira e a autorização, dada pelo Legislativo Municipal para que os expositores de quadros possam usar o passeio da Afonso Pena, em frente ao Parque Municipal, para expor suas obras encerra a discussão. E agora é trabalhar junto à Belotur, para que divulgue a Feira como uma atração turística da cidade”, disse Hugo Thomé.
As barracas terão 4 x 4 metros e serão agrupadas em conjuntos de 4 expositores. Alan Vinícius, representante do presidente da Associação dos Expositores de Arte, Artesanato e Variedades da Avenida Afonso Pena (Asseap), Willian Santos Pinto, disse que o momento era para ser festejado, uma vez que conseguiram reverter a proposta de layout apresentada pela PBH e que, segundo ele, deixaria a feira inviável.
“O desenho sugerido pela Prefeitura acabava com todos os corredores da Feira; não tinha como as pessoas circularem. Com este novo desenho, que foi discutido e aprovado pelos expositores, todos os feirantes terão esquina, os clientes terão mais espaço para circular e uma melhor visualização das mercadorias”, disse Alan Vinícius.
Para o vereador Léo Burguês de Castro, abrir a Feira na segunda e terça-feira de carnaval representa cria “uma nova agenda para o carnaval de Belo Horizonte, abrindo novas perspectivas para a cidade , trazendo turistas e gerando renda”.
Os expositores consideraram interessante a ideia de funcionamento da Feira nos dias de carnaval. “É uma proposta boa, já que amplia os dias para trabalhar e com certeza ajuda no orçamento,” disse Warney Humberto Pereira Gomes, presidente da Casa do Artesão. Ele, no entanto, acha prematuro adotar o novo layout já no próximo domingo. “Não vai dar tempo de organizar os expositores para o novo desenho e com isso as vendas podem ser prejudicadas. O ideal é adotar o novo desenho a partir de fevereiro”, comentou.
Quanto à licitação, Gomes defendeu que ela seja feita apenas para novas vagas. Quem já está na feira há 30, 40 anos já cumpriu as exigências necessárias ao cadastro. É injusto que todos tenham, agora, que passar por uma licitação”, acrescentou.
O presidente da Federação Mineira dos Artesãos (Femeart), Apolo Costa, também criticou a proposta de licitação para todos os expositores. Segundo ele, quem está na Feira obedeceu os critérios da época e agora entende que a licitação “deve ser feita apenas para preenchimento de vagas”.
Quanto ao funcionamento nos dias de carnaval, Costa comentou que a ideia não prejudica os feirantes. “É mais uma oportunidade para aumentar o orçamento”, falou. “E com relação ao novo layout defendemos que se houver mudanças na localização de algumas barracas que estes expositores sejam realocados por meio do sorteio”, acrescentou.
No final da reunião, William Nogueira explicou aos expositores que a implantação do novo layout, já no próximo domingo, não era uma questão fechada e que ainda poderia haver alterações, de acordo com o que for decidido pela Comissão Paritária formada por representantes dos expositores e da Prefeitura.
Com relação à licitação, o gerente de Regulação Urbana da Regional Centro-Sul disse que nada poderia adiantar porque o processo ainda está na fase de estudos e não foi tornado público.
Participaram também da reunião, os vereadores Luzia Ferreira (PPS), presidente da CMBH; Wellington Magalhães (PMN), 1º vice-presidente da Casa; Fred Costa (PHS); João Bosco Rodrigues ‘João Locadora’ (PT); a presidente da Associação dos Expositores da Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena (Asfeira), Vera Lúcia Dias dos Santos; o assessor de Planejamento do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, capitão Paulo Mesquita; o diretor da Empresa Municipal de turismo de Belo Horizonte S.A. (Belotur), Arthur Viana; e o gerente de Feiras Permanentes da PBH, Alessandro Marota.
Informações nos gabinetes dos vereadores Hugo Thomé (3555-1128/3555-1211) e Léo Burguês de Castro (3555-1202/3555-1203), e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).