“Felicidade e Trabalho” é o tema do I concurso de fotografias da Câmara Municipal de Belo Horizonte, cujo lançamento será nesta quarta-feira, 19 de agosto, no Dia Mundial da Fotografia. Todos os funcionários do Legislativo Municipal estão convidados a participar do concurso. As inscrições encerram no dia 18 de setembro e o resultado será divulgado em outubro, na Abertura da Semana do Servidor.
Ao todo serão selecionadas 30 fotografias, que ficarão em exposição no Espaço Cultural Guimarães Rosa, de 19 a 30 de setembro, na Casa. As 12 primeiras fotos serão utilizadas na confecção do calendário de 2010 da Escola do Legislativo.
O concurso, promovido pela Câmara, é realizado pelo Projeto “Cultura na Câmara” (CUCA), da Escola do Legislativo, em parceria com o Sindicato dos Servidores do Legislativo Municipal de Belo Horizonte (Sindislembh).
Câmara Mirim
Em sua segunda edição, o Projeto Câmara Mirim realizará a 5ª sessão, no dia 19 de agosto , de 14h as 16h30, no Plenário Paulo Portugal. A palestra vai abordar o tema “Educação” e visa fornecer subsídios aos vereadores mirins, para a proposição de projeto de lei.
Doação de Livros
Também dentro do Projeto CUCA – Baú da Leitura, a Escola do Legislativo realizou a “II Campanha de Doção de Livros”. A proposta surgiu em 2008, com o objetivo de incentivar a leitura entre os funcionários da Casa, por meio da troca de livros e revistas usados.
No dia 26 de agosto, a Escola do Legislativo comemora dois anos, com as seguintes atividades: inauguração do Armazém da Escola no Empório do Ferrarinha, apresentação cultural do Grupo Plenário de Histórias, apresentação musical e posse do novo Conselho Deliberativo. O espaço terá uma pequena biblioteca e contará com exposições de literatura e arte.
De acordo com o gerente da Escola do Legislativo, Marcos Mudado, “nosso objetivo é usar o Baú da Leitura, para que ele funcione como um ponto de partida para a criação da mini-biblioteca. Por isso a campanha. O espaço será um lugar para que os munícipes possam circular livremente, interagir e trocar informações,” ressaltou.
Todo o material recebido até agora está sendo catalogado. Mudado cita o livro “Leite Derramado”, do cantor e compositor Chico Buarque, como um dos destaques. “Esperamos fazer outras campanhas, uma provavelmente ainda no final do ano”, disse. Outros nomes relevantes que chegaram ao acervo foram “Os Pensadores”, de Renné Descartes, “Madame Bovarye” (1857), de Gustave Flaubert e “As Brumas de Avalon”, de Marion Zimmer Bradley.
Talentos
Também de iniciativa da Escola, o Projeto CUCA visa desenvolver talentos culturais e artísticos na Câmara, no qual os funcionários podem demonstrar suas habilidades. Coordenado pela Divisão de Recursos Humanos (DIRREH) e com auxílio da Divisão de Desenvolvimento Psicofuncional (DIVDEP), o Projeto já programou ações como curso de fotografia, apresentação de poesias e cantoria. O objetivo é, bimestralmente, promover demonstrações artísticas e culturais por parte dos próprios servidores.
Informações na Escola do Legislativo (3555-1255) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).