Vereador sugere inversão de mão de trânsito em avenida

Vereador sugere inversão de mão de trânsito em avenida O vereador Paulinho Motorista (PSL) encaminhou à BHTrans e à Prefeitura de Belo Horizonte uma indicação sugerindo a implantação da inversão de mão de trânsito nos corredores centrais da Avenida Cristiano Machado nos horários de pico.

segunda-feira, 29 Junho, 2009 - 21:00

De acordo com a proposta do parlamentar, o tráfego funcionaria na avenida  Cristiano Machado no sentido bairro/centro, das 6 às 13 horas, e no sentido centro/bairro, das 13 às 20 horas. A medida seria uma alternativa para descongestionar as pistas exclusivas de ônibus.

Paulinho Motorista lembra que a prática da inversão de mão é usual em outros Estados da Federação, a exemplo do Rio de Janeiro. Os trajetos bairro/centro e centro/bairro estão constantemente sujeitos a retenções, principalmente nas pistas exclusivas de ônibus.

Os veículos dispõem de apenas uma faixa para circular pela Cristiano Machado de ponta a ponta. Desta maneira os ônibus terminam por fazer o movimento "operação linguição" forçosamente. O espaço entre um veículo e outro, que trafegam em mãos opostas, também é muito pequeno, o que coloca os usuários e motoristas em risco iminente de acidentes.

Para exemplificar como o sistema de transporte público pode se tornar mais eficaz e rápido naquele local, o vereador enfatiza que de manhã o tráfego fica muito lento no sentido bairro/centro, pois são milhares de usuários que estão se deslocando para o trabalho. O mesmo ocorre no final da tarde, quando os usuários retornam do serviço, o que faz com que o trânsito fique muito lento no sentido centro/bairro.

"Isso acontece na maioria das vias de Belo Horizonte. Mas parte do problema pode ser solucionada se pensarmos em desafogar o trânsito nas vias exclusivas de ônibus", afirma Paulinho Motorista.

Uma das dúvidas que pode surgir, caso a indicação seja colocada em prática, é sobre os ônibus que trafegarão em sentido contrário ao imposto pela inversão de mão de trânsito. "A sugestão que eu tenho é que os ônibus usem as vias laterais", sugere o vereador.

Paulinho Motorista lembra que nas décadas de 70 e 80 a prática era comum quando aconteciam jogos no Estádio Magalhães Pinto (Mineirão). "A inversão de mão acontecia na avenida  Antônio Carlos e permitia rapidez do trânsito naquele local em dias de jogos importantes", recorda o vereador que também  é membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

O documento do parlamentar entregue às entidades foi protocolado junto à Diretoria Legislativa da Câmara Municipal, no dia 10 de março, sob o número 001526-002. A BHTrans ainda não se pronunciou a respeito do documento entregue. “A entidade falta com respeito aos líderes representativos do município”, afirmou Otavio Fernandes, assessor de Paulinho Motorista.

Informações no gabinete do vereador ‘Paulinho Motorista’ (3555-1182/3555-11830 e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).