Projeto visa minimizar efeitos do aquecimento global

Projeto visa minimizar efeitos do aquecimento global Iniciativas de preservação do meio ambiente são uma tendência mundial, uma vez que os efeitos devastadores da ação do homem sobre o planeta são constatados diariamente.

Seguindo a tendência mundial de preocupação com o meio ambiente, a Câmara Municipal de Belo Horizonte está engajada na campanha de combate ao aquecimento global.

quinta-feira, 13 Novembro, 2008 - 22:00

Concluso em primeiro turno, o Projeto de Lei (PL)1305/07, do vereador Fred Costa (PHS), institui o Programa Municipal de Neutralização.

O objetivo é desenvolver ações para a implantação, gestão e conservação de áreas verdes urbanas e ampliar a cobertura vegetal por meio do plantio de árvores.

Neutralização

A neutralização é justamente a ação de plantar árvores para compensar o dióxido de carbono que é lançado na atmosfera terrestre, devido às atividades que aquecem o globo, como as fábricas, motores de carros e determinados produtos comumente utilizados no dia-a-dia.
Responsabilidade
A proposta estabelece que a Fundação de Parques Municipais será responsável pelo plantio das árvores, por meio de atividades educativas. Pessoas jurídicas poderão  colaborar, desde que respeitem as normas.

O projeto do vereador Fred Costa recebeu aprovação no laudo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Assim sendo, o vereador Divino Pereira (PMN), relator-substituto da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Casa, também emitiu parecer favorável ao PL.

“’Louvável é a propositura do vereador Fred Costa, que demonstra preocupação com o aquecimento global. É dever de todos a busca de soluções para um dos graves problemas ambientais que atingem todo o planeta. Comecemos por abraçar essa idéia”, falou o parlamentar.

O autor da iniciativa defende o projeto, dizendo que a própria expressão “aquecimento global” remete a uma dimensão que, para muitos, soa distante e intangível. ‘’É uma atitude de respeito ao meio ambiente’’, afirmou.
Protocolo de Kyoto
Após a assinatura do Protocolo de Kyoto, diversos países do mundo se comprometeram de cuidar da Terra, emitindo, entre 2008 e 2012, 5,2 % menos gases poluentes do que em 1990. Os gases de efeito estufa - sendo o gás carbônico (CO2) o principal deles - não deixam o calor do sol dissipar-se.

Dessa forma, ocorre o aumento da temperatura e, conseqüentemente, derretimento das calotas polares, aumento do nível do mar, queimadas e alteração nas correntes marítimas.

Áreas Verdes

De acordo com o projeto 1305/07, o Programa Municipal de Neutralização, de autoria do vereador Fred Costa (PHS), será desenvolvido pela Fundação de Parques Municipais, através de um conjunto de ações educativas, que têm o objetivo de incentivar a criação de novas áreas verdes.

O Programa visa estabelecer uma Política Municipal de Gestão de Áreas Verdes Urbanas, assegurar a gestão do patrimônio verde pela Fundação de Parques Municipais e tornar conhecido o patrimônio de áreas verdes qualitativa e quantativamente.

Além disso, o Programa Municipal de Neutralização pretende estabelecer a conscientização pública sobre a importância das áreas verdes urbanas como elemento indispensável ao município, inclusive como indicador de qualidade de vida.

Outro objetivo é incentivar a pesquisa aplicada sobre o assunto e as ações destinadas à criação de áreas reservadas ao lazer e à recreação, bem como Unidades de Conservação. Além disso,  o Programa pretende estimular a implantação de Unidades de Conservação Municipal e Reserva Particular do Patrimônio Ambiental.

Informações nos gabinetes dos vereadores Fred Costa (3555-1305/3555-1306) e Divino Pereira (3555-1155/3555-1156) e na Superintendência de Comunicação  Institucional (3555-1105/3555-1216).