CIDADANIA

Escola do Legislativo edita Cartilha do Jovem Eleitor

Escola do Legislativo edita Cartilha do Jovem Eleitor São 12 páginas e uma mensagem onde o personagem Marcão discute com amigos o porquê do voto. A Cartilha do Jovem Eleitor, editada pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte,  faz   parte do projeto “Voto Cidadão” que tem como   proposta incentivar o voto  do adolescente de 16 anos.
terça-feira, 2 Setembro, 2008 - 21:00

Segundo Rosemary de Souza Silva, coordenadora do Núcleo de Formação de Cidadania da Escola do Legislativo, a cartilha “vem como um complemento ao Projeto do voto cidadão,   trazendo informações   sobre o processo eleitoral e a importância do voto consciente. Tudo numa linguagem jovem.” A primeira edição da Cartilha tem 2 mil exemplares  e será distribuída às escolas de acordo com a demanda.

A cartilha foi ilustrada por Rogério  Marcus Tomaz Gomes, técnico legislativo da Divisão de Consultoria Legislativa. Ele é ilustrador profissional, formado pela Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e disse que a idéia do desenho é tornar atraente o conteúdo da publicação.

“Levei em conta que a cartilha é dirigida a um público que  não tem o hábito da leitura muito consolidado. Então, por  meio do desenho, procurei reforçar junto aos adolescentes informações sobre  o processo eleitoral, cidadania, democracia e organização social e do Estado”, diz.

No texto, simples e direto, a cartilha explica o que é ser cidadão, seus direitos e deveres na sociedade; a organização do Estado e dos  três   poderes, explicando o papel do Município, do Estado e da União e quem o voto elege  (vereadores, deputados estaduais, federais e senadores; prefeito, governador e presidente da República).

Além disso, explica como votar, lembrando que o voto é obrigatório para todos os  brasileiros natos maiores de 18 anos e menores de 70 anos, e facultativo para pessoas entre 16 e 18 anos.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).