ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Saúde, habitação e preservação ambiental: pauta em 2007

Comissão de Administração Pública em audiência O carnaval de 2008; a feira de artesanato; a realização de jogos da Copa do Mundo, em 2014; e o reajuste salarial para servidores municipais foram alguns dos temas debatidos nas audiências realizadas pela Comissão de Administração Pública no ano de 2007.

quinta-feira, 10 Janeiro, 2008 - 22:00

A reunião conjunta das comissões de Saúde e Saneamento, de Orçamento e Finanças Públicas e de Administração Pública, solicitada pelo vereador Tarcísio Caixeta (PT), trouxe para o plenário Amynthas de Barros enfermeiros da rede municipal de Saúde. O objetivo da audiência foi discutir melhorias para a classe. A sessão foi presidida pelo vereador Elias Murad (PSDB).

Já o vereador Paulo Augusto dos Santos ‘Paulão’ (PCdo B) solicitou à comissão audiências que trataram dos seguintes temas: a construção da rotatória na BR-381, próxima ao trevo de Sabará, entre os bairros Jardim Vitória e Goiânia; a destinação das áreas verdes para preservação ambiental, na região Nordeste; as reivindicações das famílias da Vila da Luz; e a busca de solução para os loteamentos irregulares e problemas em um terreno baldio, de propriedade da Polícia Militar.
Também promovida pelo vereador Paulão, outra audiência pública discutiu a situação de 60 famílias que ocupam  o prédio da Fundação Navantino Alves, há dez anos, e de outras cem famílias que habitam o prédio da Incol, conhecido como Conjunto João de Barro. Os moradores estavam ameaçados de despejo e alegavam não terem para onde ir.

Área de risco
A chegada do período chuvoso, com risco de desmoronamento da encosta situada na avenida Tereza Cristina, bairro Salgado Filho, foi o tema de outra reunião, realizada por iniciativa do vereador Hugo Thomé (PMN).

O parlamentar também questionou o projeto de implantação do Sambódromo, na Via 240, de autoria do Executivo, já aprovado no Orçamento Participativo de 2007/2008. Em outra reunião, foi oficializada a criação da Frente Parlamentar Municipal em Defesa do Carnaval, também solicitada por Hugo Thomé.

A portaria 4.720, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que cria a Comissão Especial encarregada das atividades relacionadas ao carnaval 2008, foi analisada em outra audiência pública, por iniciativa da vereadora Neila Batista (PT).

Mudanças no licenciamento e credenciamento dos expositores da feira de artesanato mais popular do Estado, realizada aos domingos; troca do layout; alteração do nome para Feira de Arte e de Produtores de Variedades também foram assuntos abordados em outra audiência.

Atualmente, a Comissão de Administração Pública é presida pelo vereador Hugo Thomé e o vereador Paulão é o vice-presidente. Os membros efetivos são Moamed Rachid (PDT), Rui Resende (PRTB) e Neila Batista (PT). Os suplentes são Gêra Ornelas (PSB), Geraldo Félix (PMDB), Ana Paschoal (PT), Wagner Messias ‘Preto’ (DEM) e Ricardo Chambarelle (PRB).

Informações nos gabinetes dos vereadores: Hugo Thomé (3555-1128/1211); Paulo Augusto dos Santos ‘Paulão’ (3555-1192/1193); Moamed Rachid (3555-1143/1144); Rui Resende (3555-1190/1191); e Neila Batista (3555-1182/1183).