BAIRRO CASTELO

Segurança e melhoria no trânsito são temas de audiência

terça-feira, 27 Novembro, 2007 - 22:00
Audiência pública sobre segurança e melhoria do trânsito na avenida dos Engenheiros, no bairro Castelo Para debater a segurança e a melhoria do trânsito na avenida dos Engenheiros, no bairro Castelo, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal, ontem, 27 de novembro, atendendo a pedidos dos moradores. Requerida e presidida pela vereadora Luzia Ferreira (PPS), a reunião contou com a presença do vereador Antônio Pinheiro (PSDB).

Entre as principais queixas dos moradores estão a necessidade de melhoria da iluminação da avenida, que possui postes de luz apenas do lado direito, e a construção de um canteiro central para facilitar a travessia dos pedestres. O presidente da Associação Comunitária do Bairro Castelo, Dorgival Jorge, lembrou que as árvores da avenida necessitam de poda, pois dificultam a visibilidade e a iluminação.

“Alguns problemas podem ser resolvidos mais rapidamente, como a poda das árvores”, afirmou o representante do secretário de Administração Regional Municipal Pampulha, Adônis Pereira. Ele disse que a regional possui uma boa equipe e que a poda das árvores será providenciada.

Sobre a construção do canteiro e o projeto de melhora na iluminação, Adônis Pereira esclareceu que dependem de estudos e parcerias da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Um dos trechos com problemas de circulação é o cruzamento da avenida dos Engenheiros com a Rua dos Geólogos. Maria Luiza, moradora da região, lembrou que a falta de sinalização já causou diversos acidentes. O representante da BHTrans, João Flávio Medeiros, disse que uma solução viável é a implantação de uma rotatória no local. “Será realizado um estudo da região para verificar a melhor solução para o trânsito”.

João Medeiros informou que existem solicitações para a pavimentação de algumas ruas, por parte de moradores do bairro, mas ressaltou que o procedimento poderia agravar os problemas de trânsito no local. “Quando a rua é bem pavimentada, as pessoas tendem a usar maior velocidade nos veículos”. Outra questão a ser estudada, segundo ele, é a impermeabilização do solo, causada pelo asfalto. João Medeiros sugeriu outra reunião para debater o assunto com os moradores.

Também estiveram presentes à audiência, o chefe de tráfego da Empresa Betânia Ônibus, Leonor Moura, e o líder da linha suplementar nº 54, José Maurício Oliveira.

Informações no gabinete dos vereadores Luzia Ferreira (3555-1303/1304) e Antônio Pinheiro (3555-1194/1195)