Consumo de sacolas plásticas é tema de audiência pública

domingo, 4 Novembro, 2007 - 22:00
Audiência Pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana sobre o consumo de sacolas plásticas O consumo de sacolas plásticas e embalagens recicláveis e biodegradáveis foi o tema discutido hoje, 5 de novembro, durante audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana. Solicitada pela vereadora Luzia Ferreira (PPS), a discussão se baseou no projeto 1.332/07, de autoria do vereador Arnaldo Godoy (PT).

Segundo a vereadora, a preocupação com o fato de o plástico ser um forte poluente, existente em abundância, sendo utilizado e depois depositado no meio ambiente, foi o que motivou o requerimento para a audiência.

Para Sinara Inácio Meireles Chenna, representante do secretário Municipal de Políticas Urbanas, no município de Belo Horizonte, o plástico é responsável por cerca de 7% dos resíduos sólidos domiciliários coletados. “A facilidade do consumo, muitas vezes, é responsável por uma falta de reflexão em torno do problema”, constatou.

O presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de Minas Gerais (Simplast), Marcos Pimenta Pereira, destacou que os empresários também estão diretamente envolvidos na busca de alternativa para amenizar o impacto do material no meio ambiente.

Reflexão

De acordo com o secretário municipal adjunto de Abastecimento, César Pereira Vanucci, a audiência é um momento de reflexão humanista. “O mundo precisa ser pensado, pois existem muitas atitudes negativas sobre o meio ambiente”, ressaltou. O secretário se disponibilizou, na medida do possível, a tomar uma posição prática, que garanta ações que possibilite a preservação ambiental e melhores condições de vida para a população.

O vereador Arnaldo Godoy lembrou que é fundamental a necessidade de um processo educativo em torno da utilização das sacolas plásticas, visto que elas não têm apenas uma utilidade. “Para haver alteração no hábito das pessoas é necessária a aplicação de medidas determinantes”.

O projeto do parlamentar, que trata da substituição do uso de sacos e sacolas plásticas por materiais ecológicos, tramita em primeiro e já foi apreciado pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, que considera sua aprovação viável, pertinente e necessária. Já a Comissão de Saúde e Saneamento concluiu que o projeto deve ser aprovado, pela melhora que seu conteúdo trará para a vida da cidade.

Durante a reunião, a vereadora Luzia Ferreira sugeriu como possível solução que os proprietários de supermercados, padarias, sacolões e outros estabelecimentos incentivem os consumidores a levar suas próprias sacolas, ou ainda, que o material utilizado nas sacolas fosse mais resistente, possibilitando o reaproveitamento delas. A parlamentar sugeriu, também, que fosse formado um grupo técnico para formatar propostas que possam buscar soluções para o problema.

Informações nos gabinetes dos vereadores: Luzia Ferreira (3555-1303/1304) e Arnaldo Godoy (3555-1164/1165)