RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Câmara Municipal vai participar de Congresso nos EUA

O presidente da Câmara Municipal, vereador Totó Teixeira (PR), foi convidado para representar Belo Horizonte no I Congresso Internacional de Relações Político-sociais entre Estados Unidos e Brasil, que irá acontecer entre 16 e 22 de novembro. O convite foi feito durante a visita do vereador Sidney Pires, eleito pelo distrito de Framingham, na região metropolitana de Boston, no estado de Massachusetts.
quinta-feira, 20 Setembro, 2007 - 21:00

Sidney Pires é mineiro, de Governador Valadares, e há cerca de 20 anos mora em Framingham onde trabalha na área de informática.  Ele é conhecido na região por causa do trabalho que faz junto à comunidade de emigrantes brasileiros, atualmente estimada em 300 mil pessoas somente no estado de Massachusetts. Por isso, ele foi indicado, em 2002, a candidato distrital, um cargo representativo que se assemelha ao de vereador no Brasil. “Precisávamos dessa oportunidade. Participar do sistema político norte-americano é um caminho para solucionar graves distorções nas relações com os imigrantes brasileiros”, afirmou.

Intercâmbio e Oportunidade de Negócios
Durante a visita na Câmara Municipal, no mês de setembro, Sidney Pires participou de um debate na TV Câmara com o vereador Totó Teixeira, quando formalizou o convite para que o presidente da Casa participasse do Congresso Internacional de Relações Político-sociais entre Estados Unidos e Brasil.

O evento possui uma agenda temática que inclui três tópicos: o Estado, com discussões sobre lei de importação, exportação, segurança na internet e intercâmbio cultural; o terceiro setor, onde os participantes devem tratar de questões como marco regulatório, desenvolvimento e financiamentos e negócios, com ênfase nas discussões  sobre oportunidade para grandes, médios e micro investidores em Massachusetts; e exposição de equipamentos tecnológicos.

“Em Massachusetts não existem fazendas, as pessoas importam quase tudo que consomem. Acredito que há uma grande oportunidade de negócios para os empresários mineiros, porque importamos produtos agrícolas e compramos equipamentos e máquinas”, esclareceu Sidney Pires. Ele também fez outros contatos durante a visita a Belo Horizonte, com representantes da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O presidente da Câmara Municipal confirmou presença no congresso, dizendo que é uma iniciativa importante, que vai ajudar a quebrar as barreiras econômicas e estabelecer parcerias, mostrando o lado empreendedor do brasileiro.

“É uma iniciativa importante, que terá reflexos positivos nos intercâmbios cultural e comercial e também irá proporcionar uma maior aproximação com a comunidade brasileira que vive nos EUA”, ressaltou Totó Teixeira.

O presidente da Câmara lembrou também que é necessário falar sobre política brasileira, na esfera municipal. “São experiências diferentes que podem interagir e como vereadores de Belo Horizonte, vamos nos aproximar dos brasileiros que moram nos Estados Unidos, estabelecendo um contato permanente de cooperação”, afirmou.

O I Congresso Internacional de Relações Político-sociais entre os Estados Unidos e Brasil será realizado entre os dias 16 e 22 de novembro, em Boston, Massachusetts. Tem o apoio do Institute of Economics and Social Development (IESD) e do América Connection.

Informações pelo telefone (31) 3450-2702 ou pelo site do Instituto Data lex:  www.institutodatalex.com.br.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1216)