Escola do Legislativo (eventos e educação para a cidadania)

Que atividades são desenvolvidas depois das eleições da Câmara Mirim?

Após a solenidade de posse dos vereadores mirins da edição, com mandato de um ano, a Câmara Mirim realiza reuniões mensais nas quais os participantes aprendem sobre o Poder Legislativo, suas funções e processos, exercitam habilidades de oratória e debatem os problemas de suas comunidades. Após a eleição dos membros da Mesa Diretora e das comissões temáticas, são realizadas audiências públicas e reuniões plenárias simuladas.

Como e onde são realizadas as eleições para a Câmara Mirim?

As eleições dos vereadores mirins ocorrem nas instalações de cada escola participante, em urnas eletrônicas oficiais cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), parceiro da Câmara na realização do programa. Qualquer aluno do Ensino Fundamental II, regularmente matriculado na instituição, pode se candidatar ao cargo de vereador mirim. O corpo de eleitores é formado por todos os estudantes do Ensino Fundamental II da própria escola, responsáveis por escolher, por meio do voto secreto, seus representantes. 

Como são escolhidos os alunos que representarão as escolas na Câmara Mirim?

Em cada escola, cada turma do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental escolhe um colega com idade entre 11 e 15 anos para concorrer ao cargo de vereador mirim. Assim, o número de candidatos em cada instituição será proporcional ao número de turmas (se a escola tem dez turmas, terá dez candidatos; se tem quinze turmas, terá quinze candidatos, e assim por diante).

Quais as atribuições das escolas e dos professores no projeto Câmara Mirim?

Cabe a cada escola participante indicar um professor e dar condições para que este acompanhe os vereadores mirins e desenvolva, com eles, os trabalhos decorrentes. Também cabe à escola fornecer espaço, condições materiais e suporte para o desenvolvimento das atividades internas e arcar com o transporte de ida e volta dos alunos e do professor às sessões realizadas na Câmara Municipal.