Além da remuneração mensal, o vereador tem direito a algum outro benefício?

Os vereadores têm direito a receber, ainda, no início e no final de cada legislatura, o mesmo valor do subsídio mensal líquido (subtraída a parcela partidária), além do direito a receber, em dezembro, outro valor idêntico, na proporção de sua presença às reuniões do Plenário ocorridas ao longo do ano. Também é pago o auxílio-alimentação em parcela única mensal por meio de cartão-alimentação, no valor de R$ 2.374,00 (dois mil trezentos e setenta e quatro reais).

A Câmara Municipal de Belo Horizonte não paga aos vereadores jetons ou gratificação por participação em reunião extraordinária, estando essa regra explicitada na Lei Orgânica do Município (artigo 81). A Câmara não concede a seus vereadores aposentadoria especial, e não paga, sob qualquer forma, plano de saúde.