A votação de um projeto de lei no Plenário só é realizada após sua discussão. Durante essa etapa, os vereadores têm direito a 5 minutos de fala para se manifestar contra ou a favor da matéria. Encerrada a discussão, o presidente anuncia a votação e concede a palavra por 1 minuto aos que queiram encaminhar (justificar ou pedir) o voto "sim" ou "não". Se a matéria for discutida mas não chegar a ser votada, não haverá nova discussão na próxima ocasião em que for apreciada.
Após os encaminhamentos, o presidente pede que cada vereador registre seu voto, individualmente, no prazo mínimo de 1 minuto e 30 segundos. Os votos são registrados e exibidos no painel - na ausência do sistema eletrônico, o secretário-geral faz a chamada dos vereadores, que respondem "sim", "não" ou "abstenção". Anunciado o resultado, os vereadores podem requerer a palavra para declaração de voto.
O presidente da Câmara ou o parlamentar que estiver desempenhando a função no momento da votação só votará em caso de empate.


