Câmara vai discutir comunicação do poder público com a sociedade

Data inicial:
30/10/2014 - 02:00
Plenário:
Plenário Amynthas de Barros

Democracias fortes demandam transparência e uma comunicação sintonizada com o interesse público. Em seu I Seminário de Comunicação Pública, a Câmara Municipal de Belo Horizonte vai discutir práticas e políticas para construir um diálogo cada vez melhor ente a sociedade e as instituições.

Programação

O evento, que é gratuito e aberto à participação de todos os interessados, ocorre no próximo dia 30 de outubro, de 8h30 às 16h, no Plenário Amynthas de Barros, na Câmara. Estão previstas palestras de pesquisadores e profissionais que atuam em organizações públicas de diferentes partes do Brasil. Em pauta, conceitos e estratégias voltados para fortalecer os canais de troca, comunicação e escuta entre o poder público e os cidadãos.

Na abertura do evento, a pesquisadora Ângela Cristina Salgueiro Marques, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociabilidade da UFMG, vai falar sobre os sentidos do conceito de comunicação pública e sobre seu papel na discussão dos problemas de interesse coletivo. Na sequência, é a vez da professora Ana Lúcia Romero Novelli, da Universidade Católica de Brasília e do Senado Federal, discutir as interfaces e tensões entre a comunicação pública e a comunicação política. Na administração pública e nas casas legislativas, espaços atravessados por disputas políticas as mais variadas, qual é o papel do comunicador?

As duas palestras que encerrarão o evento vão apresentar iniciativas de comunicação pública desenvolvidas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e pelo Senado Federal. A proposta é discutir experiências de sucesso, bem como os desafios e as soluções propostas para garantir uma gestão eficaz da comunicação. Os palestrantes convidados são Davi Emerich, diretor da Secretaria Especial de Comunicação do Senado Federal e Lúcio Pérez, diretor de Comunicação Institucional da ALMG.

O evento, que é voltado para comunicadores, gestores públicos, estudantes e demais interessados no tema, vai emitir certificado digital de participação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas, entre 1º e 28 de outubro, neste formulário (AS INSCRIÇÕES FORAM ENCERRADAS).

Confira a programação:

I Seminário de Comunicação Pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte

Participação Cidadã e Diálogos com o Legislativo

30 de outubro de 2014

Plenário Amynthas de Barros - Câmara Municipal de Belo Horizonte - Av. dos Andradas, 3.100. Sta. Efigênia

8h30 – Café da manhã

9h – Abertura

9h30 – Palestra "Comunicação pública e constituição de cenas de dissenso em contextos institucionais"

Prof.ª Dr.ª  Ângela Cristina Salgueiro Marques

Universidade Federal de Minas Gerais

10h40 – Palestra “Comunicação pública e comunicação política: interfaces e tensões”

Prof.ª Dr.ª Ana Lucia Romero Novelli

Universidade Católica de Brasília e Senado Federal

12h – Intervalo

13h30 – “Políticas e estratégias de comunicação pública no Senado Federal”

Davi Emerich

Diretor da Secretaria Especial de Comunicação do Senado Federal

14h40 – “Os caminhos da comunicação pública na Assembleia de Minas”

Lúcio Pérez

Diretor de Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

16h –Encerramento

Confira reportagem produzida pela TV Câmara.

Inscrição

Não há inscrições eletrônicas em aberto para este evento. Verifique no texto principal se é possível fazer inscrições no local e dia do evento.