BH PRA VOCÊ

Ferramenta digital transforma orçamento municipal em experiência fácil de entender

Plataforma foi lançada no aniversário de BH e presidente lembrou que a cidade está entre as capitais menos transparentes do país

terça-feira, 12 Dezembro, 2023 - 13:00

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Quanto a Regional Pampulha recebeu para realizar serviços de limpeza ou de educação em 2023? E a Regional Barreiro? Estas e outras informações semelhantes sobre os gastos públicos da Prefeitura já podem ser acessadas por meio do BH pra Você.  Lançada na manhã desta terça-feira (12/12), a plataforma vai disponibilizar, de maneira simples e acessível, informações detalhadas sobre orçamento público municipal. Criada em parceria com a Fundação Dom Cabral, a ferramenta apresentará os gastos da Prefeitura por área e regional da cidade, mostrando o que foi previsto no orçamento e o executado no período. O instrumento, segundo o presidente da Casa, vereador Gabriel (sem partido), vem num momento importante em que a PBH, depois de muito tempo, apresenta um orçamento para 2024 com uma previsão de déficit. “Ontem, lamentavelmente, aqui na Câmara Municipal, coisa que a gente não via há 10 anos, chegou um texto com um déficit de quase R$ 200 milhões para o próximo ano. Nunca foi tão importante avaliar por que o dinheiro público está indo pelo ralo e por que estamos com as contas negativadas”, declarou.

O BH pra Você, ainda segundo o presidente, é um oportuno presente para a cidade, já que a Capital Mineira, segundo ranking feito pela Controladoria Geral da União (CGU), tem ocupado uma posição ruim no quesito transparência pública, ficando atrás somente de Boa Vista, capital do Estado de Roraima. “É ridículo que uma capital do porte de BH esteja no penúltimo lugar. Nossa meta é estar no topo desta lista. Uma cidade que não é transparente não é democrática, não respeita o dinheiro do povo e não avança em políticas públicas”, afirmou.

Cidadão pode contribuir

O BH Pra Você será atualizado por meio de dados disponibilizados pela Prefeitura nas suas prestações de contas quadrimestrais. As informações disponíveis hoje foram lançadas em agosto último e a próxima atualização (referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro/2023) deve ocorrer em fevereiro de 2024.

O BH pra Você tem um espaço para que o cidadão se manifeste sobre questões ligadas aos temas e, segundo Marcela Trópia (Novo), responsável pela parceria que viabilizou a ferramenta, a intenção é que a população reporte sugestões de aprimoramento da plataforma digital. “Temos pela frente algumas fases, que incluem a inserção de novas funcionalidades e o aprimoramento do site a partir do seu uso cotidiano. Só depois que a gente usar a ferramenta é que vamos descobrir o que é que falta, o que é dispensável e o que pode ser melhorado”, contou a parlamentar.

Construída com a participação, contribuições e recomendações de cidadãos, técnicos e jornalistas, o BH pra Você tem uma interface bem intuitiva e ,além dos gastos por área e regional da cidade, responde a perguntas importantes como, por exemplo, de onde vem o dinheiro público, quanto a Prefeitura arrecada e quais os principais gastos. Por meio da ferramenta também é possível saber como a Câmara Municipal fiscaliza os atos da Prefeitura e o que é orçamento público.

No BH pra Você, a aba ‘perguntas frequentes’ reponde as principais dúvidas dos usuários. Segundo Marcela Trópia, além do incremento já planejado para as próximas etapas, o cidadão poderá contribuir com o aprimoramento da plataforma, enviando sugestões por meio no canal ‘Fale Conosco’. “É um legado para a cidade de Belo Horizonte. Para criar estímulos para que o Poder Executivo possa fazer o seu trabalho cada vez melhor e de maneira mais transparente com o nosso dinheiro”, concluiu.

Lançamento da plataforma BH pra Você