HONRARIA MUNICIPAL

Defesa da democracia representativa e dos debates foram os destaques da noite

Para o chefe do Legislativo, por meio dos embates se constrói uma cidade melhor e democracia depende da participação de todos

quarta-feira, 13 Dezembro, 2023 - 08:45

Foto: Karoline Barreto/CMBH

No dia (12/12) em que a cidade de Belo Horizonte completa 126 anos, a democracia representativa foi defendida durante a cerimônia de entrega do Grande Colar de Mérito Legislativo, realizada pela Câmara Municipal. A homenagem foi entregue a 50 pessoas indicadas pelos vereadores e pelo Conselho de Agraciamento, formado pelos membros da Mesa Diretora e pelo corregedor. Ao falar do aniversário da cidade, o presidente do Legislativo, Gabriel (sem partido), pregou a união e afirmou que “há muito mais que nos une do que nos divide”. O vereador assegurou que todos os parlamentares da Casa querem cuidar da cidade para que ela seja cada vez melhor. O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos) foi o patrono dessa edição e o assessor parlamentar da presidência da Câmara Alberto Lage o orador.

Presidente nacional do Republicanos,  1º vice-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira agradeceu a honraria e destacou sua disposição para defender os temas trazidos pelas entidades de classe do Judiciário. Filho adotivo, contou sobre sua origem humilde, revelou que obteve certidão de nascimento já na vida adulta e que, ao longo de sua vida pública, ocupou diversas posições de destaque no cenário nacional, tendo recebido muitos títulos. “O que mais gosto de ostentar é o título de servo do povo. Contem comigo como homem público”, afirmou.

Democracia representativa

Alberto Lage fez um paralelo entre a democracia direta e a democracia representativa, destacando que a primeira era exercida por poucas pessoas, os chamados homens livres, que tinham tempo e disposição para se dedicar aos assuntos públicos. Ele lembrou que o parlamento é templo da democracia representativa e que quando o cidadão deposita seu voto, “ele espera que seu representante cuide dos assuntos públicos para que ele próprio tenha tempo de cuidar da própria vida”.

O orador destacou que os eleitores confiam na Câmara Municipal para resolver questões de interesse público e, se o “cidadão tiver que acompanhar a política esperando todo dia uma surpresa, a representação não está cumprindo seu papel”. O assessor parlamentar salientou que espera-se do parlamento colaboração, transparência e ação construtiva e que a melhor forma de um representante honrar a confiança do povo é cuidando dos assuntos da cidade “com paixão e diligência”.  Por fim, Alberto Lage destacou que entre debates e votações, o que está sendo construído é o futuro da cidade e que a essência da democracia reside na participação de cada um.

Futuro melhor para a cidade

Ao afirmar seus valores republicanos, Gabriel falou que a capital mineira foi construída com base nesses preceitos e que o painel de Yara Tupinambá, estampado no Plenário Amynthas de Barros, representa bem esses princípios. Segundo ele, uma cidade não pode ser completa sem democracia, ainda que o parlamento não seja perfeito. Ao lembrar aos seus pares a imperfeição de cada um, ressaltou que brigas, disputas e desentendimentos fazem parte da democracia e salientou que o silêncio e a ausência de disputas só combinam com a ditadura. “Na democracia a gente briga, mas com esses debates, no fundo, o que a gente está construindo aqui é um futuro muito melhor para uma cidade que não combina com o ensurdecedor silêncio da ditadura”, disse.

O presidente agradeceu o trabalho de Marcos Pereira e afirmou que ele foi escolhido para que se lembre que o Brasil não é feito da união das unidades federativas, mas, sim, das cidades, “onde a vida pulsa”. Citando o exemplo de vida de Marcos Pereira, o chefe do Legislativo afirmou que todo cidadão tem o direito de prosperar e que parlamentares devem ter como meta trabalhar para assegurar esse direito. Para Gabriel, não se pode julgar uma pessoa pelo CPF ou pelo CEP e todos devem ter oportunidade de prosperar e exercer sua cidadania, sua liberdade.

Confira a lista dos agraciados.

Grande Colar do Mérito Legislativo 2023- Recepção

Grande Colar do Mérito Legislativo 2023- Cerimônia de Entrega das Medalhas