TRIBUTO

Legislativo terá memorial para homenagear vítimas da covid-19

A proposta é plantar um ipê roxo para homenagear as pessoas que morreram em decorrência da pandemia e familiares

segunda-feira, 3 Abril, 2023 - 15:30
Imagem de um ipê roxo florido, em uma avenida.

Foto: Denis Dias - Regional Barreiro/PBH

Resolução publicada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte no Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 31 cria o Memorial Alusivo às Vítimas de Covid-19. Assinada por Wilsinho da Tabu (PP), a medida busca resgatar a memória póstuma das vítimas da pandemia de coronavírus em Belo Horizonte, no Brasil e no mundo. Segundo o parlamentar, a proposta é criar nas dependências da Casa um centro de atenção, memória e respeito pelas vidas perdidas no município e pelas mortes registradas no país. “É importante sempre lembrarmos das lições que a pandemia deixou em nós enquanto sociedade”, afirmou o parlamentar. Dados disponíveis no Portal PBH indicam que, até 2022, o número total de óbitos confirmados para covid-19 em BH foi de 8.422 (2.572 em 2020; 4.726 em 2021 e 1.124 em 2022), e que em 2023 já foram registrados 24 óbitos. 

De acordo com a resolução, o Poder Legislativo poderá formar convênios e parcerias com órgãos públicos e privados, com o objetivo de dotar o memorial de condições técnicas adequadas para a sua constituição e preservação, ou ainda utilizar dotações orçamentárias próprias, ou suplementadas se necessário.  

Wilsinho da Tabu afirmou que sua intenção é homenagear também as famílias que perderam seus entes queridos e fazer com que a população de BH jamais se esqueça do que foi a covid-19 na capital mineira.  O vereador lembrou que, durante a votação em Plenário, houve uma sugestão de plantar uma árvore e colocar uma placa alusiva às vítimas que perderam a vida para o vírus da covid-19. “Nós vamos agora conversar com o presidente da Casa, Gabriel (sem partido) e, na sequência, vamos  marcar um dia para esse plantio. Eu sugiro e quero que seja plantado um ipê lilás e todas as vezes que as pessoas passarem pela CMBH e virem aquela árvore, elas vão lembrar que aqui tivemos uma devastação pela pandemia, muitas pessoas perderam a vida e muitas famílias, seus entes queridos", lamentou. 

Superintendência de Comunicação Institucional