ATENÇÃO À SAÚDE

Centro de Saúde Salgado Filho poderá receber emendas de mais de um vereador

Unidade básica precisa de obras, porém, verba existente hoje é insuficiente. Emendas impositivas podem ser solução

terça-feira, 23 Agosto, 2022 - 12:15

Foto: Agdalice Araújo/CMBH

Trabalhar para que parlamentares destinem emendas orçamentárias impositivas à execução de obras no Centro de Saúde Salgado Filho. Este foi o encaminhamento definido após visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento à unidade, realizada na manhã desta terça-feira (23/8). Na vistoria, solicitada pela vereadora Professora Marli (PP), a gerente da unidade de saúde, Alessandra Paiva, explicou que a verba recebida, via orçamento impositivo, neste ano de 2022, foi insuficiente para as obras de ampliação da recepção e da farmácia, e será, então, revertida para outras melhorias. Segundo a gerente, entretanto, as intervenções para as ampliações são necessárias. Diante disso, Professora Marli afirmou que irá buscar a destinação de mais recursos com vereadores da região, já que as obras de ampliação, de acordo com a gerente, ficariam em mais de R$150 mil.

O Centro de Saúde Salgado Filho recebeu, neste ano de 2022, R$ 50 mil por meio de emenda parlamentar impositiva ao orçamento. O valor, que na expectativa da gerente seria revertido para obras de ampliação da recepção e da farmácia, foi considerado insuficiente pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), que recomendou que fossem, então, revertidas para melhorias no telhado e para a instalação de cobertura em área externa da unidade. “Eles (Sudecap) estiveram aqui, eles reconheceram a necessidade da ampliação, mas disseram que só para a recepção, o custo é de cerca de R$ 100 mil”, afirmou Alessandra.

Esta não é a primeira vez que a comissão vai à unidade. Em 2018, a necessidade de ampliação já havia sido discutida durante visita técnica ao local. Além disso, em julho deste ano, Professora Marli, acompanhada de gestores e parlamentares, esteve na unidade em visita técnica, quando foi apresentada a necessidade de ampliação da sala de farmácia, do aumento no número de guichês de atendimento e da acessibilidade na entrada. “Temos apenas um guichê para o atendimento na farmácia, o que gera filas em vários horários. Tenho profissionais para colocar no atendimento, mas não temos espaço”, explicou a gerente Alessandra Paiva.

Também a ampliação da recepção é uma demanda da direção. Atualmente, parte do espaço abriga uma sala improvisada, criada por meio divisórias de madeira, onde funciona a marcação de consultas especializadas. Segundo Alessandra, se os artefatos forem retirados, a recepção irá receber, de modo mais adequado e confortável, os pacientes que estão à espera dos atendimentos. Ainda segundo a gerente, o serviço de agendamento de consulta pode vir a ocupar uma sala que atualmente abriga um arquivo morto, que pode ser retirado do local.

Para Professora Marli, as demandas são realmente necessárias, e a destinação de emendas de vereadores que atuam na região pode garantir a execução das melhorias. De acordo com ela, como não seria possível remanejar verba destinada à outra unidade para garantir as obras no Centro de Saúde Salgado Filho, a solução passaria pela junção de forças políticas, de modo que mais de um parlamentar destine emenda orçamentária para viabilização das intervenções nesta unidade básica de saúde da Regional Oeste. A parlamentar se comprometeu a trabalhar por esta construção na Câmara Municipal.