TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Comissão vai apurar falta de auxílio a pessoas com deficiência nas estações

Reclamações apontam a ausência recorrente dos agentes destinados a receber, orientar e acompanhar os passageiros com deficiência

quinta-feira, 25 Junho, 2020 - 22:00

Foto: Abraão Bruck/CMBH

O serviço de apoio aos passageiros com deficiência durante o desembarque e o deslocamento nas estações por agentes da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), de acordo com usuários, não estaria mais sendo prestado pelo Município. Para esclarecer as denúncias, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário aprovou nesta quarta-feira (25/6) o encaminhamento de um pedido de informação ao gabinete do prefeito. Outro requerimento aprovado vai questionar o Município sobre a implantação, sem a devida divulgação, de uma nova linha de ônibus entre os Bairros Gutierrez, na Região Oeste, e Cruzeiro, na Região Centro-Sul, cujo itinerário já é coberto por uma linha regular.

Assinado por Gabriel (Patri), o pedido de informaçao questiona a Prefeitura sobre a atuação dos agente de apoio, que garantem a segurança dos usuários nas estações. Aos que já entraram em contato, a BHTrans afirma que não houve redução na escala de trabalho. A ausência dos profissionais, contudo, continua sendo constatada, demonstrando a falta de controle do órgão sobre a atividade. Imagem enviada por um dos denunciantes mostra que o passageiro alerta a estação sobre o desembarque; normalmente, ele seria recebido, orientado e acompanhado por um agente. A falta do serviço de auxílio dificulta a locomoção e a acessibilidade das pessoas com defiiência, o que contraria o ordenamento jurídico vigente.

Para esclarecer a situação, a Comissão vai perguntar quantos agentes são disponibilizados atualmente para auxiliar esses passageiros, como é feito o controle da escala de trabalho pela BHTrans, os motivos da ausência dos profissionais nas estações e quais medidas serão tomadas para normalizar o serviço.

Linha irregular no Gutierrez

Outro requerimento aprovado, de autoria de Wesley Autoescola (Pros), solicita informações sobre a implantação da linha de ônibus 2153 (Gutierrez/Cruzeiro), cujo itinerário já é servido pela linha suplementar S11, concedida por meio de concorrência pública para operar a partir do dia 15 de junho, conforme portaria publicada pela BHTrans e panfletos informativos contendo o quadro de horários, o trajeto e os pontos de referência. Quanto à linha 2153, não foi encontrada nenhuma publicação no Diário Oficial, anúncio no site oficial ou qualquer outra divulgação sobre sua existência. No entanto, segundo informações recebidas pelo vereador, a nova linha já se encontra em operação, com trajeto praticamente sobreposto ao da Linha S11, como demonstra a ilustração anexada à proposição.

Estranhando que isso ocorra no momento em que a Prefeitura antecipou a compra de vales-transportes para compensar a redução dos quadros de horários durante o isolamento social, o parlamentar indaga se há necessidade da circulação de duas linhas com o mesmo trajeto para atender a região, além de onde e como foi divulgada a implantação.

Obra no Barreiro

O presidente Fernando Luiz (PSD) e os colegas Wesley Autoescola e Henrique Braga (PSDB) registraram o recebimento de resposta da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura ao pedido de informação sobre o andamento das obras de prevenção de enchentes nas Bacias Túnel/Camarões, no Bairro Tirol, na Regional Barreiro, encaminhado por solicitação de Gabriel. O ofício contém o orçamento destinado à obra e a previsão de sua conclusão. Wesley Autoescola destacou a importância da intervenção para os moradores da região e informou que um campo de várzea local, interditado durante as obras, já está sendo totalmente revitalizado pela Prefeitura.

Foram registradas ainda respostas da BHTrans e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) a pedidos de informação de Jair Di Gregório (PSD), referentes à jornada de trabalho e contratação de motoristas e agentes de bordo pelas concessionárias do transporte público.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

12ª Reunião Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário