TRÂNSITO EM VENDA NOVA

Comissão cobra da BHTrans estudo de viabilidade de mudança de direção de via

Segundo a comunidade, o fluxo de veículos é intenso, o que se agrava com a existência de uma Escola Municipal e de uma igreja nas imediações

sexta-feira, 13 Março, 2020 - 15:00
Vereadora Nely Aquino, Rodrigo dos Anjos (gerente da BHTrans da Regional Venda Nova), Maria das Graças Dias Pacheco da Silveira (analista de Transporte de Trânsito de Venda Nova), Farid Sales de Carvalho (Coordenadoria de Atendimento da Regional Venda Nova) e moradores, em visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário à Rua Benedito Aniceto de Oliveira, Bairro Jardim dos Comerciários, Região de Venda Nova, nesta sexta-feira (13/3)

Foto: Divulgação / CMBH

Localizada no Bairro Jardim Comerciários, Região de Venda, a Rua Benedito Aniceto de Oliveira, via estreita, de mão dupla, com intenso fluxo de veículos e que não possui calçada, vem causando inúmeros transtornos à comunidade. A situação foi relatada pelos moradores em visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta sexta-feira (13/3). Na oportunidade, foi cobrado estudo técnico da BHTrans, solicitação já encaminhada pelo Colegiado anteriormente, a fim de verificar a possibilidade de transformação da rua em mão única.

Reivindicação antiga dos moradores, feita há cerca de quatro anos por meio meio de abaixo assinado reencaminhado em outubro do ano passado à Comissão, a mudança de direção da via é demandada pela comunidade, em função do trânsito intenso, com a circulação de ônibus e caminhões no local. Segundo a comunidade, a situação se agrava com a existência de uma Escola Municipal de Educação Infantil e de uma igreja nas imediações. Outro problema apontado foi a falta de fiscalização, já que os motoristas, com frequência, estacionam seus veículos em local proibido, de um lado e do outro da via.

Na visita, os moradores sugeriram, também, a implantação de mão única na rua de trás (Rua Leonardo Agostinho Matoso), para que os veículos acessem pela mesma a Rua Benedito Aniceto de Oliveira. Em contrapartida, a analista de Transporte de Trânsito de Venda Nova da BHTrans, Maria das Graças Dias Pacheco da Silveiraexplicou que a via é mais estreita que a Rua Benedito Aniceto de Oliveira, que é a principal, mais larga, com estrutura viária e pavimentação melhor que as demais. Assim, segundo ela, a mudança de sentido da Rua Leonardo Agostinho Matoso para mão única dificultaria ainda mais o trânsito de ônibus e caminhões, e no Bairro Jardim dos Comerciários a topografia também não favorece a mudança de direção de vias. De qualquer forma, a empresa se prontificou a fazer uma medição na rua, para então apresentar uma proposta, a ser submetida a votação pela comunidade.

Diante do exposto, conforme avaliou a BHTrans, o maior problema constatado foi a falta de fiscalização, pois os motoristas não respeitam a sinalização. Assim, os técnicos sugeriram, na visita, que sejam acionadas a Guarda Municipal e a Polícia Militar, a fim de que seja intensificada a fiscalização e aplicadas as devidas penalidades aos infratores.

Encaminhamentos

De acordo com a presidenta da Câmara Municipal, vereadora Ney Aquino (Podemos), que requereu a visita, foi solicitado pela Comissão, em outubro do ano passado, estudo de viabilidade de mudança de mão das duas vias à Secretaria Municipal de Governo, a ser encaminhado à BHTrans. Contudo, esta informou que somente a solicitação foi recebida e não o abaixo-assinado. “Verificaremos o encaminhamento do abaixo-assinado e cobraremos agilidade quanto ao estudo da BHTrans, que irá apontar a viabilidade de alteração de sentido das duas ruas para mão única e, assim, amenizar os transtornos enfrentados pela população”, concluiu.

Também participaram da visita o gerente da BHTrans da Regional Venda Nova, Rodrigo dos Anjos, e Farid Sales de Carvalho, da Coordenadoria de Atendimento da Regional Venda Nova.

Visita técnica para verificar a viabilidade técnica para implantação de mão única para a via,no Bairro Jardim Comerciários - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário