TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Secretário vai prestar contas sobre prevenção e reparação de danos das chuvas

Josué Valadão, reponsável pela pasta de Obras e Infraestrutura, deverá comparecer à reunião da Comissão no dia 12 de março, às 13h30

quinta-feira, 27 Fevereiro, 2020 - 17:15

Foto: Karoline Barreto / CMBH

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, foi convidado a comparecer à reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário para prestar informações sobre as intervenções relacionadas às fortes chuvas que acometeram Belo Horizonte no início deste ano. A oitiva do gestor será no dia 12 de março, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (27/2), quando membros da Comissão aprovaram, sem nenhuma abstenção e nenhum voto contrário, requerimento de autoria do vereador Gabriel (sem partido) definindo a data para a vinda do titular da pasta.

O autor do requerimento, vereador Gabriel, lembra que as chuvas causaram “verdadeira destruição em diversos pontos da cidade com o transbordamento de rios canalizados e barragens, enxurradas e deslizamentos de terra”. Diante disso, é esperado que o secretário preste contas tanto das medidas e obras para prevenção, quanto das ações de reparação dos estragos causados pelas chuvas.

Além do convite ao secretário de Obras e Infraestrutura, o vereador Gabriel também foi o responsável por apresentar uma série de questionamentos ao Executivo acerca de ações relacionadas às chuvas. O vereador solicitou informações acerca da limpeza nas galerias do Córrego Leitão, que transbordou com as chuvas, causando prejuízos na Região Centro-sul; sobre a Vila Bernadete, região de risco geológico onde morreram sete pessoas em decorrência das chuvas de janeiro; a respeito do monitoramento do nível de água da Barragem Santa Lúcia; entre outros. O Executivo ainda tem prazo para responder aos questionamentos que foram aprovados no dia 10 de fevereiro.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

4ª Reunião Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário