TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Comissão aprova averiguação de problemas viários em 14 pontos da Capital

Solicitadas por moradores e comerciantes locais, as visitas técnicas serão acompanhadas pela BHTrans e outros órgãos pertinentes 

quinta-feira, 20 Fevereiro, 2020 - 19:00
Os cinco integrantes da Comissão estão sentados na Mesa do Plenário Helvécio Arantes apreciando a pauta; de pé, atrás deles, uma servidora assessora a reunião

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Para verificar de perto a situação do tráfego e segurança, as condições estruturais e da pavimentação, sinalização, vagas de estacionamento e implantação de mão única em diversas vias da Capital, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário aprovou nesta quinta-feira (20/2) a realização de 14 visitas técnicas. Segundo os autores, os requerimentos atendem pedidos das comunidades afetadas, que buscam a intermediação dos vereadores para encaminhar as demandas junto ao poder público e sugerir medidas para solucionar os problemas apontados. Os locais das vistorias, todas agendadas para o mês de março, situam-se nas Regiões Oeste, Barreiro e Venda Nova. O trânsito no Viaduto da Floresta, no centro da cidade, também será averiguado pela Comissão.

A saída do Viaduto da Floresta que dá acesso à Avenida do Contorno, na região central da cidade, será vistoriada pelos vereadores no dia 6 de março, com a finalidade de buscar soluções para o trânsito no local. De acordo com o requerente da visita técnica e integrante da Comissão, Wesley Autoescola (PRP), a realização da atividade se justifica pelo clamor da Associação dos Moradores do Bairro Floresta (Flo-Leste) e da Associação dos Moradores e Amigos da Região Central de BH (Amarce), em razão das constantes retenções do trânsito no local, que exige operações diárias dos agentes da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e prejudica especialmente os moradores e comerciantes do entorno.

Para acompanhar a vistoria e ouvir os líderes comunitários, serão convidados o presidente da BHTrans, os secretários municipais de Assuntos Institucionais e Comunicação Social e de Obras e Infraestrutura, além da coordenadora de Administração Regional Centro-Sul. O encontro dos participantes será às 10h, em frente ao nº 1079 da Avenida do Contorno.

Regional Oeste

De autoria do vice-presidente da Comissão, Jair Di Gregório (PP), foram aprovados dois requerimentos de vistorias no Bairro Gameleira, ambas no dia 5 de março. Na primeira, agendada para as 9h, será averiguada a necessidade de implantação de sinalização vertical e horizontal na Rua Ponte Pereira Carneiro. A visita será acompanhada pela BHTrans e a Coordenadoria Administração Regional Oeste. O ponto de encontro será na Fundação Ezequiel Dias, situada no número 80 da via. Na sequência, a partir das 10h, os vereadores vão verificar a acessibilidade na passarela da estação de metrô do bairro. Além do coordenador da Regional, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) será convidada para participar da visita técnica.

Acolhendo requerimento de Irlan Melo (PR), a Comissão agendou uma vistoria na Rua Três, nº 176, no Conjunto Betânia, para verificar as condições estruturais e avaliar a possibilidade de construção de um muro de contenção para evitar novos desmoronamentos, solicitado pela comunidade. De acordo com o parlamentar, as fortes chuvas que castigaram a capital no final de janeiro provocaram diversos deslizamentos de terra no local, que comprometeram a estrutura de várias casas. A visita, agendada para o dia 12 de março, às 11h30, deverá contar com a participação de representantes da Sudecap, Secretaria de Obras e Infraestrutura e Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).

Regional Venda Nova

A viabilidade técnica da implantação de mão única em duas ruas do Bairro Jardim Comerciários, na Região de Venda Nova, será averiguada pelos membros da Comissão e pela vereadora Nely Aquino (PRTB), requerente de ambas as visitas. No dia 13 de março, a partir das 10h30, com a presença da Coordenadoria da Administração Regional Venda Nova e da BHTrans, os parlamentares vão percorrer a Rua Benedito Aniceto de Oliveira, que, segundo a comunidade local, é muito estreita e possui estacionamento dos dois lados, prejudicando o fluxo do trânsito. Vereadores, convidados e demais interessados vão se encontrar em frente ao nº 35 da via.

Pelas mesmas razões, moradores e comerciantes da Rua São Régis também reivindicam a implantação de mão única na via, no sentido do Bairro Serra Verde, com a finalidade de melhorar o trânsito e facilitar a passagem dos ônibus que trafegam no local. Agendada para o dia 17 de março, às 9h30, a vistoria terá início em frente ao nº 1125 e deverá será acompanhada pelos mesmos órgãos citados acima.

Regional Barreiro

Oito das 14 vistorias aprovadas, requeridas por Wesley Autoescola e Irlan Melo vão averiguar problemas em vias situadas em bairros da Regional Barreiro.

No dia 4 de março, às 11h30, a Comissão vai avaliar a possibilidade de criação de vagas de estacionamento na Rua Doutor Cristiano Rezende, no Bairro Araguaia, próximo a uma igreja local. De acordo com o requerimento de Wesley Autoescola, a falta de lugar para estacionar estaria dificultando o comparecimento dos fiéis. Outras duas visitas solicitadas pelo mesmo vereador vão apurar nos dias 9 e 13, às 9h, a ausência de definição do horário em placas de estacionamento proibido na Av. Waldir Soeiro Emrich, no Bairro Santa Helena, onde veículos têm sido autuados em momentos em que não há movimento; e a situação da pavimentação da Rua Cuiabá e da Rua Um, na Vila Tirol.

Cinco visitas requeridas por Irlan Melo (PR) também levarão os vereadores à Região do Barreiro. No dia 11 de março, às 11h, serão verificadas as condições estruturais da Rua Oito, no Bairro Itaipu; no dia 16, a Comissão vai conferir in loco a sinalização da Av. Dom João VI, em frente à Emei Cinquentenário, no bairro de mesmo nome, e as condições estruturais e de tráfego da Av. Waldyr Soeiro Emrich, esquina com Rua Caetano Pirri, no Bairro Milionários. As vistorias serão às 14h e às 16h, respectivamente. No dia 18, às 9h30 e às 11h, serão verificadas as condições do Córrego Jatobá, no Bairro Tirol, e da Rua Hercília Gomes, no Bairro Novo das Indústrias.

Ponto final da Linha 9403

Antes do encerramento da reunião, foi comunicado aos presentes o recebimento de resposta da BHTrans ao Requerimento de Comissão 1419/19, de Wesley Autoescola, que solicitou informações sobre as condições de trabalho dos motoristas da linha 9403 (Paraíso – Caiçara), no que se refere à ausência de banheiros no ponto final da linha, localizado à Rua Desembargador Veloso, 211, no Bairro Paraíso. O sindicato das empresas concessionárias de transporte público por ônibus da capital (Setra-BH) encaminhou complementação de ofício anterior sobre contratação de agentes de bordo.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

3ª Reunião Ordinária- Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário