REUNIÃO PLENÁRIA

Ricardo da Farmácia (Avante) toma posse como vereador na Câmara de BH

O parlamentar vai substituir Fernando Borja, do mesmo partido, que exercerá o cargo de deputado federal por 120 dias

quinta-feira, 14 Novembro, 2019 - 17:45

Foto: William Delfino/Câmara de BH

Logo após a abertura da reunião Plenária desta quinta-feira (14/11), a presidente Nely Aquino (PRTB) suspendeu a sessão para empossar o novo integrante da Casa, Ricardo de Jesus Batista, conhecido como Ricardo da Farmácia (Avante). Ele é estreante no cargo de vereador, ao qual concorreu pela primeira vez em 2016 e se classificou como 1º suplente de Fernando Borja (Avante), que assumiu há dois dias na Câmara dos Deputados a cadeira da colega de partido Greyce Elias, que estará em licença-maternidade por mais de 120 dias. Os quatro projetos constantes da Ordem do Dia não chegaram a ser apreciados e foram transferidos para a primeira reunião ordinária do mês de dezembro.

Da tribuna do Plenário Amynthas de Barros, Ricardo da Farmácia cumpriu o rito obrigatório a todos os membros do Legislativo Municipal ao assumir o cargo e fez a leitura do juramento de posse, pelo qual se compromete a “manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado e a Lei Orgânica do Município, observar as leis, promover o bem geral do povo belo-horizontino e exercer o mandato sob a inspiração do interesse público, da lealdade e da honra”. O novo vereador ocupará a cadeira de Fernando Borja enquanto o colega estiver em Brasília, representando Minas Gerais no Congresso Nacional.

Defesa da saúde

Nascido em Belo Horizonte, Ricardo da Farmácia atua no ramo farmacêutico há mais 58 anos, onde começou a trabalhar ainda menino. Em virtude da experiência adquirida no comércio de medicamentos e da convivência direta com as comunidades da Região Nordeste da capital, ele acabou se tornando uma referência no atendimento, aconselhamento e encaminhamento de demandas relativas à prevenção e cuidados com a saúde para os moradores. Na busca de ampliar o alcance e as possibilidades de atuação, ele se candidatou a vereador nas últimas eleições municipais pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), que mudou o nome para Avante em 2017.

Durante o período em que atuará como parlamentar, ele pretende dedicar-se especialmente à área da saúde, buscando viabilizar projetos e ações que fortaleçam o setor na cidade, além de contribuir na fiscalização do Sistema Municipal de Saúde (SUS) e suas unidades.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

100ª Reunião Ordinária - Plenário