Intervenções podem garantir mais segurança nas proximidades de viaduto
Moradores e comerciantes reclamam de constantes acidentes de trânsito, até com vítima fatal

Foto: Bernardo Dias / CMBH
A falta de segurança nas vias próximas ao Viaduto Lúcia Casasanta, que passa sob a Avenida Pedro I, fazendo a ligação da Rua João Samaha, no Bairro São João Batista, na Região de Venda Nova, preocupa comerciantes e moradores. Uma série de outros problemas, como falhas na sinalização e obras em andamento, agravam a situação, provocando acidentes, inclusive com vítima fatal. Por solicitação da presidente da Câmara de BH, vereadora Nely Aquino (PRTB), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou uma vistoria nos pontos críticos, nesta terça-feira (12/11), e constatou a necessidade de intervenções.
Cortes recorrentes no fornecimento de energia elétrica no cruzamento da Avenida Dr. Álvaro Camargo e a Rua João Samaha (a via sequência do viaduto Lúcia Casasanta) prejudicam semáforos e estabelecimentos comerciais. Também no cruzamento uma obra da Prefeitura de remanejamento e interligação de adutora, para prevenir inundações, afeta o trânsito. Para o comerciante Eduardo Lopes Rabelo, os problemas surgiram com a implantação do Move, “que reduziu muito o comércio da região”.
Segundo o gerente Regional da BHTrans Venda Nova/ Norte, Rodrigo Sandro dos Anjos, já existem estudos para o trânsito local, mas a questão esbarra em problemas legais, já que a responsabilidade por uma série de intervenções necessárias é da construtora que implantou o Move, “que está em processo de litígio”. Entretanto, disse que vai solicitar um projeto para melhorar, ou pelo menos minimizar, a situação da sinalização.
Para Nely Aquino, não vai faltar empenho da Câmara para resolver os problemas, especialmente junto com a BHTrans. Segundo ela, não é só no local visitado pela Comissão que existem problemas. “Em toda a extensão da Pedro I, desde a implantação do Move, existem problemas nas laterais da via”, constatou.
Também participou da visita Farid Sales de Carvalho, da coordenadoria da Regional Pampulha.
Superintendência de Comunicação Institucional