BAIRROS LEBLON E PIRATININGA

Moradores vizinhos ao Córrego Capão reclamam de lixo, insetos e inundações

Situação piora na estação chuvosa. Ainda não existe projeto para reverter o problema

quinta-feira, 24 Outubro, 2019 - 16:30

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Acúmulo de lixo provocando mau cheiro e infestação de insetos, alagamentos nos períodos de chuva e via precisando de reparos, como asfaltamento de um trecho de aproximadamente 35 metros, e iluminação pública precária. Com esta realidade convivem os moradores da Rua Nossa Senhora de Copacabana no cruzamento interrompido com o Córrego Capão, que divide os Bairros Leblon e Piratininga, na Região de Venda Nova. Situação semelhante vivem os moradores de outras ruas paralelas próximas. No trecho só existe uma travessia para pedestres entre os bairros. Por iniciativa da presidente da Câmara, vereadora Nely Aquino (PRTB), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, realizou quinta-feira (24/10), uma visita técnica ao local para avaliar as possibilidades de intervenções para, pelo menos, minimizar a situação. 

“Com chuva forte passa pelo córrego sofá, fogão, animais mortos e muito lixo. Além disso, por falta de iluminação, aqui vira um ponto de encontro para consumo de drogas”, desabafa o morador local, Marcelo de Sousa.

O coordenador Regional de Venda Nova, Humberto Pereira, disse que não existe nenhum projeto específico previsto para o local e constatou que são necessárias intervenções pontuais. Citou como exemplo a complementação das contensões nas margens do córrego, com a instalação de “gabiões” (rede retangular de ferro ou aço com pedras); e “se for asfaltar é preciso fazer drenagem na via”. Pereira informou que a gerência de limpeza urbana da SLU de Venda Nova já está trabalhando na limpeza do córrego. “O Bairro Leblon está na rota da limpeza que vai do Céu Azul até o Vilarinho”, concluiu. 

Nely Aquino informou aos moradores que vai solicitar à Prefeitura um projeto para o local o mais rápido possível. “ Vamos começar do zero. Primeiro o projeto e depois a obra. Mas a comunidade também precisa colaborar, especialmente na questão do descarte do lixo”.

Também participou da visita o gerente de Manutenção da Sudecap em Venda Nova, Rodrigo Morais. 

Superintendência de Comunicação Institucional 
       

Visita técnica para verificar a possibilidade: - de promover melhorias em toda a Rua Nossa Senhora de Copacabana - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário