Infraestrutura Urbana

Difícil acesso ao condomínio e alagamentos geram transtornos no João Paulo II

Moradores reivindicam abertura de nova via no cruzamento com a Avenida do Canal. Projeto deve incluir adequação no sistema de drenagem

sexta-feira, 22 Fevereiro, 2019 - 17:00
Moradores, vereador e gestores municipais em visita à Rua Professor José Henriques

Foto: Sidney Lopes/ CMBH

Reivindicação antiga dos moradores do Condomínio João Paulo II (Bairro Diamante), a abertura da Rua Professor José Henriques, na interseção com a Avenida do Canal (continuação da Av. Tereza Cristina), deve sair do papel. Projeto aprovado no Orçamento Participativo de 2011, a intervenção voltou à pauta de estudos da Prefeitura e está em análise pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). O anúncio foi feito pela BHTrans, em visita técnica ao local, realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, na manhã desta sexta-feira (22/2).

“Só temos uma via para entrada e saída. E somos mais de três mil pessoas”, destacou o síndico do Condomínio João Paulo II, Cássio Rezende. Morador do local há 34 anos, Rezende estima a presença de quase 1,5 mil veículos de moradores, além das centenas de carros em trânsito para prestação de serviços, como táxis e vans escolares.

Atualmente, a entrada do condomínio está em um ponto sem saída. Está instalada em uma rotatória, no cruzamento entre a Rua Edmon de Sousa Melo e a Rua Professor José Henriques, sendo que esta última tem apenas um quarteirão e é fechada com um canteiro, no encontro com a Avenida do Canal. Com a circulação limitada, portanto, à Rua Edmon de Sousa Melo, os moradores sofrem os efeitos do grande volume de veículos, em rua estreita, de mão dupla e que abriga diferentes estabelecimentos comerciais. Os moradores contam que o trânsito chega a formar filas de carros de mais de 300 metros.

Autor do requerimento para a visita, o vereador Wesley Autoescola (PRP) destacou que já apresentou diversos ofícios e solicitações à Prefeitura buscando solucionar o problema e acredita que a obra será realizada em breve. “Vai trazer um impacto muito positivo para milhares de pessoas. São quase 700 apartamentos. A medida deve aliviar o trânsito e facilitar a vida das pessoas”, afirmou o parlamentar.

Projeto

Além dos problemas de tráfego, os moradores afirmaram que a Rua Professor José Henriques, que apresenta um desnível em relação à Avenida do Canal, costuma alagar em dias de chuva forte, acumulando água em uma altura de quase 30 cm. Para solucionar o problema, seria necessária uma intervenção da Sudecap para adequação do sistema de drenagem.

Gerente da BHTrans nas Regiões Oeste e Barreiro, Anderson Leal explicou que o projeto do OP aprovado em 2011 prevê uma mudança viária maior na região e inclui a abertura da Rua Professor José Henriques. O técnico explicou que o acesso seria aberto em apenas uma direção, permitindo que os veículos saiam da Avenida do Canal e entrem na rua local. Não seria permitida a circulação em mão dupla para entrar na avenida. Leal afirmou que o projeto está já em andamento pela Sudecap, mas não soube afirmar o prazo para execução.

Coordenador de Atendimento da Regional Barreiro, Walmir Anselmo Mattos lembrou que o projeto de abertura da via precisa incluir a adequação do sistema de drenagem no local. O gestor pontuou que, em razão do desnível, a conexão das vias vai ampliar gravemente a água de chuva acumulada na Rua Professor José Henriques. A proposta é de que um novo duto de captação de água pluvial seja construído, passando abaixo de uma pequena área do condomínio, e conectando-se à galeria principal na Avenida do Canal.

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário