TRANSPORTE

Comissão vai verificar presença de cobradores nos ônibus da capital

Fiscalização será realizada em visita técnica a estações de ônibus no Barreiro e no São Gabriel, nos meses de novembro e dezembro

quinta-feira, 8 Novembro, 2018 - 19:45
parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Karoline Barreto/ CMBH

Em debate na Casa há mais de dois anos, a ausência dos cobradores em diferentes linhas de ônibus da capital tem sido questionada por usuários, trabalhadores do transporte coletivo e por parlamentares, que cobram explicações das empresas concessionárias e da BHTrans. Conforme denúncias apresentadas, os ônibus estariam circulando sem os cobradores em dias e horários distintos daqueles autorizados por lei. Diante da situação, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário deliberou pela realização de três visitas técnicas a estações de ônibus para verificar a ocorrência. Foi aprovado também o envio de um pedido de informações à BHTrans, solicitando comprovantes de quitação dos seguros de responsabilidade civil exigidos para circulação dos veículos. Confira a pauta completa e o resultado da reunião.

Autor dos requerimentos para as visitas técnicas, o presidente da comissão, vereador Jair Di Gregório (PP), defende a presença dos cobradores nos ônibus e destaca as inúmeras denúncias apontando o descumprimento legal pelas concessionárias. A próxima visita está prevista para o dia 28 de novembro, às 10h, na Estação Barreiro (Bairro Barreiro); já no dia 5 de dezembro, também às 10h, a comissão vai fiscalizar a presença dos cobradores nos veículos da Estação Diamante (Bairro Barreiro); no dia 13 mesmo mês, às 10h, a visita será à Estação São Gabriel (Bairro São Gabriel).

Seguro de responsabilidade

Também na perspectiva de fiscalizar a atuação das empresas concessionárias do transporte coletivo e a regularidade dos contratos assinados entre elas e a BHTrans, o colegiado aprovou pedido de envio de informações, de autoria do vereador Fernando Luiz (PSB), sobre os seguros contratados para circulação dos veículos. O requerimento solicita cópia dos comprovantes de quitação dos contratos vigentes de seguro de responsabilidade civil das empresas de transporte coletivo rodoviário de passageiros municipal, apresentados pelas concessionárias, que embasaram as autorizações para tráfego concedidas aos veículos em 2018.

Infraestrutura

Também aprovado pela comissão, requerimento de visita técnica propõe a verificação das condições de infraestrutura da Rua Alan Kardec, no bairro Jardim Inconfidência. Conforme explicado pelo autor do requerimento, vereador Rafael Martins (PRTB), os moradores estariam reclamando da “falta de bueiros na rua e de uma rede pluvial de qualidade no local”.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

39ª Reunião Ordinária- Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário