URBANIZAÇÃO

Moradores cobram pavimentação de via que margeia o córrego Parque das Águas

Em visita técnica, comunidade reclamou ainda que falta de iluminação vem ameaçando a segurança de quem circula na área

terça-feira, 30 Outubro, 2018 - 14:00
Vereadores Wesley Autoescola e Hélio da Farmácia, Danilo Oliveira Heleno, engenheiro da Gerência de Infraestrutura Urbana (Gerurb) Barreiro, José Mauro Gomes, sub secretário de Fiscalização da Secretaria Municipal de Política Urbana e comunidade, em visita técnica a via de acesso a residências localizadas às margens do Córrego Parque das Águas, Bairro Flávio Marques Lisboa, Região do Barreiro

Ernandes / CMBH

Moradores do Barrio Flávio Marques Lisboa, no Barreiro, reclamam da falta de pavimentação e de iluminação em via de acesso a residências localizadas às margens do Córrego Parque das Águas. As denúncias foram apresentadas em visita técnica que a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou ao local nesta terça-feira (30/10), por iniciativa do vereador Wesley Autoescola (PRP). Na atividade, o setor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Política Urbana questionou a regularização das moradias; já a Gerência de Infraestrutura Urbana (Gerurb) Barreiro explicou que o asfaltamento da área depende de intervenções previas para tratamento do terreno. O requerente da visita vai discutir a situação com a PBH, de modo a viabilizar o atendimento das demandas da comunidade.

Conforme relatos de moradores, o local possui rede de esgoto, mas não é pavimentado, carecendo,ainda, de iluminação, o que vem colocando em risco a segurança da população. A passagem improvisada, por onde circula grande número de pessoas, encontra-se nessas condições há mais de vinte anos.

Avaliação técnica

De acordo com Danilo Oliveira Heleno, engenheiro da Gerência de Infraestrutura Urbana (Gerurb) Barreiro,  a pavimentação da área so pode ser realizada após supressão de árvores e tratamento superficial da via. Já a iluminação deve ser requisitada à BHIP, concessionária de iluminação pública de Belo Horizonte.

José Mauro Gomes, subsecretário de Fiscalização da Secretaria Municipal de Política Urbana, a demanda será repassada à Secretaria Municipal de Política Urbana, a fim de que seja avaliada a situação do local, que conforme informado na visita, não é um loteamento regularizado e sim uma área verde.

Encaminhamentos

Segundo o vereador Hélio da Farmácia (PHS), em novembro de 2017, o pedido de iluminação foi encaminhado à Prefeitura após vistoria de parlamentares ao local, mas não se obteve resposta alguma. O vereador Wesley Autoescola, que requereu a visita, informou que a Comissão reforçará o que foi solicitado no ofício encaminhado, cobrando o atendimento à demanda. Caso necessário, a Comissão retornará ao local para nova visita técnica ou realizará audiência pública para debater o assunto na Câmara Municipal. Os parlamentares cobraram, ainda, um posicionamento da PBH quanto à situação da área, para que seja dado um retorno à comunidade.

Visita técnica Para verificar as condições da via de acesso às residências no Bairro Flávio Marques Lisboa - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário