TRÂNSITO

No Céu Azul, moradores pedem alterações viárias para evitar acidentes

Problemas na sinalização deixa o trânsito perigoso no encontro das ruas Radialista Delson Amanda e Radialista Mário Marcos

terça-feira, 3 Abril, 2018 - 16:30

Foto: Karoline Barreto /Câmara de BH

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, realizou, nesta terça-feira (3/4), visita técnica ao entroncamento das ruas Radialista Delson Amanda e Radialista Mário Marcos. A visita foi motivada por denúncias relativas a dificuldade de acesso de veículos e descumprimento das regras de trânsito. Na oportunidade, foram apontadas alternativas como instalação de uma rotatória, readequação da sinalização horizontal e mudança de direção de vias. A Comissão encaminhará solicitação formal à BHTrans, para que seja realizado estudos com vistas à correção dos problemas.

Segundo o vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), que requereu a visita, as pessoas não respeitam a sinalização do local e os veículos entram na contramão, provocando acidentes. Além disso, há escolas próximas, o que intensifica o trânsito nos horários de troca de turno.

Ao verificar de perto o problema, apontado por moradores e pessoas que transitam na região, Duarte sugeriu a instalação de uma pequena rotatória no trecho; ou que seja reconfigurada, para formato arredondado, estrutura pontiaguda em um dos lados da sinalização horizontal, a fim de facilitar a conversão de veículos.

Outra proposta apresentada foi transformar em sentido único a Rua Delson Amanda, que margeia a área de sinalização, bem como a Rua Pastor Cassimiro, paralela à anterior.

Também foi sugerido que a continuidade da Rua Mário Matos, perpendicular às duas vias, seja transformada em via de mão dupla, no trecho onde se encontra a sinalização.

Viabilidade

Para a analista de Transporte e de Trânsito da BHTrans, Maria das Graças Dias Pacheco da Silveira, a instalação de uma rotatória redonda tradicional não é compatível para o trecho, pois devido à dificuldade de conversão, os motoristas não respeitarão a sinalização e irão transitar por cima dos tachões. Em vista disso, será feita uma reavaliação do problema, para que todos os tipos de veículos possam transitar normalmente no local.

Segundo ela, a possibilidade de transformar em sentido único as duas vias paralelas, mantendo-se mão dupla a Rua Mário Matos, perpendicular às anteriores, pode ser uma solução. Silveira sugeriu, ainda, que a sinalização do solo tenha um formato mais arredondado, visando facilitar as conversões.  Ela ressaltou, ainda, que o principal problema do trecho é o fato das pessoas não respeitarem a sinalização.

Farid Sales de Carvalho, represetnante da Regional Venda Nova, informou, na visita, que verificará a possibilidade de ampliação do espaço para sinalização. O órgão avaliará ainda se parte do passeio alargado de uma residência, no entroncamento das vias, pertence ao proprietário da casa ou ao Município. Caso o passeio seja de propriedade do Município, a BHTrans poderá utilizar o passeio para implantação da nova sinalização.

Encaminhamentos

Conforme informou o vereador Cláudio da Drogaria Duarte, a Comissão encaminhará solicitação formal à BHTrans, para que seja realizado estudo que contemple a região. “Será averiguado junto à BHTrans a possibilidade de instalação de uma rotatória que atenda a todas às especificações exigidas, buscando melhor fluxo de veículos e diminuição do número de infrações”, completou.

[flickr-photoset:id=72157689474226640,size=s]